Tomás de Aquino, homem de Igreja de imensa sabedoria espiritual e humana

Francisco nomeou o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, enviado especial para a celebração dos 700 anos da canonização do Doutor Angelicus na Abadia de Fossanova, em 18 de julho.

"Homem de Igreja", sacerdote e doutor que partilhou a sua "imensa sabedoria espiritual e humana" através de orações e escritos. O Papa Francisco recorda a figura de Santo Tomás de Aquino na carta em latim, divulgada nesta terça-feira (11/07), com a qual nomeia o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, seu enviado especial para a celebração dos 700 anos da canonização que será celebrada, em 18 de julho, na Abadia de Fossanova, no município de Priverno, na província de Latina, na Itália.

"Nunca insuflado pelo conhecimento, mas sempre edificado pela caridade", o frade dominicano, a quem seus contemporâneos já chamavam de "Doutor Angelicus", foi "cheio de uma cultura admirável", sublinha o Papa na carta, datada de 30 de junho. "Ele escreveu muitas obras e ensinou várias coisas, e foi bem qualificado nas disciplinas filosóficas e teológicas. Brilhou com reta inteligência e lucidez, e enquanto investigava reverentemente os mistérios divinos com a razão, os contemplava com fé fervorosa."

O triênio tomista

Como já na carta aos bispos de Latina, Sora e Frosinone, publicada em 28 de junho passado, o Papa Francisco recorda o triênio tomista no qual recordarão, além dos 700 anos da canonização, os 750 anos de sua morte, em 2024, e o oitavo centenário de nascimento em 2025. "Com grande deleite de alma e alegria espiritual, acolhemos os vários projetos da Igreja para honrar dignamente o zelo do mais ilustre Doutor da Santidade e o estudo da doutrina sagrada", escreve o Papa, acrescentando que aceitou o pedido dos bispos Mariano Crociata, pastor de Latina, Terracina, Sezze, Priverno; Gerardo Antonazzo, de Sora, Cassino, Aquino, Pontecorvo; Ambrogio Spreafico, de Frosinone, Veroli, Ferentino e Anagni-Alatri, que um cardeal presidisse a celebração, em julho, em honra a Santo Tomás e pronunciasse "palavras de encorajamento espiritual".

A celebração

Daí a nomeação de Semeraro que celebrará a solene Eucaristia na Abadia de Fossanova, lugar onde o santo "adormeceu no Senhor". "Todos os participantes deste evento", escreve o Pontífice, "serão encorajados a manifestar seu amor especial a Cristo e seu Evangelho com força renovada e novo zelo através da oração", bem como "ser ardentes com o zelo da fé na vida cotidiana".

Outros eventos

Por ocasião da publicação da carta do Papa, junto com o convite a usar o texto para "reflexão cuidadosa e inspiração", os bispos Crociata, Antonazzo e Spreafico informaram sobre outros eventos a serem realizados em homenagem ao seu padroeiro. Na tarde de terça-feira, 11 de julho, se realiza um encontro de reflexão em Latina, enquanto um momento de oração está programado na Abadia de Fossanova na tarde de sexta-feira, 14 de julho. No dia 18 de julho, às 18h30 locais, haverá a celebração solene com o cardeal Semeraro.

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

2 × 3 =