20º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos, em Manaus (AM), aponta para o desafio de mais inclusão na igreja

Manaus acolhe de 18 a 22 de julho de 2023, o 20º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos (ENAPAS), que tem como tema: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”, inspirado em João 20,21, e como lema: “Pastoral do Surdo transmitindo a paz enviada pelo Pai”. O encontro conta com a participação de cerca de 80 pessoas.

O bispo de Tubarão (SC) e referencial da Pastoral dos Surdos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Adilson Pedro Busin, participa do encontro que tem o objetivo de discutir propostas para que haja maior inclusão dos surdos dentro da Igreja e também fortalecer a articulação da  Pastoral dos Surdos localmente.

A coordenadora regional da Pastoral dos Surdos, Alice Costa, declarou com a interpretação de Renan Rodrigues, que o 20º ENAPAS está acontecendo presencialmente depois de um tempo de encontros virtuais em razão da pandemia. Ela considera o encontro como “uma oportunidade para discussão de propostas de trabalho para a evangelização dos surdos dentro da Igreja católica”. A temática deste encontro tem a ver com a tecnologia como estratégia de evangelização”, afirmou Alice Costa.

Um aspecto que está sendo trabalhado, segundo a coordenadora regional, é o incentivo para que os participantes do encontro sejam multiplicadores e também aqueles que vão conseguir mobilizar outros membros para a organização da pastoral. Ela ressente-se do fato de ainda existir muita evasão de surdos na Igreja em razão da cultura dos surtos não ser considerada.

A coordenadora regional insistiu ainda em que o ENAPAS está preocupado sobre como utilizar as novas tecnologias para evangelizar e levar informação a todos os surdos para despertar a comunidade surda, principalmente, para poder expressar suas opiniões e visão de mundo, mostrar seu jeito de ser para a Igreja. “Sabemos que infelizmente ainda precisamos dar muitos passos a respeito da questão da acessibilidade dentro da Igreja”, afirmou.

Encontro-dos-Surdos-Manaus-AM

Missa espelhada

Encontro-de-Manaus-Surdos (1)

A Missa de abertura do 20º ENAPAS, celebrada na manhã do dia 19 de julho, foi vista por Alice Costa como uma experiência maravilhosa uma vez que foi totalmente realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e adaptada à realidade do surdo, com o espelhamento e o próprio surdo sendo o intérprete, sinalizando e sendo o agente da celebração. Segundo ela, foi um momento para provar que é possível celebrar a Eucaristia com o jeito de ser surdo. O bispo auxiliar de Manaus (AM), dom Tadeu Canavarros também participou da celebração.

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

10 + quatro =