Igreja no Brasil convida à mobilização para a Campanha Junho Verde

Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais, controle da poluição e preservação dos recursos naturais.

Por Redação

A Igreja no Brasil está se empenhando na mobilização e no compromisso para a Campanha Junho Verde, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais, o controle da poluição e a preservação dos recursos naturais para as gerações presentes e futuras.

Todas as comunidades, especialmente as igrejas, as escolas, o mundo acadêmico e os movimentos populares, estão convidadas a se engajar na conscientização e no cuidado com a Casa Comum. A Igreja assume essa ação como parte da Campanha Nacional Laudato Si', que recentemente realizou a Semana Laudato Si', em parceria com a CNBB, o Movimento Laudato Si' e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).

O bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e membro da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da CNBB, Dom Vicente de Paula Ferreira, fez um convite em vídeo para a mobilização da Campanha Junho Verde, destacando a importância do cuidado com a Casa Comum e seus habitantes.

As ações da Campanha Junho Verde são promovidas em parceria entre os governos federal, estaduais, distrital e municipais, além de escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas, comércio, entidades da sociedade civil, comunidades tradicionais e populações indígenas. A Comissão convida todas as pessoas a se envolverem nas ações de cuidado da Casa Comum.

Segundo a Comissão sobre a Mineração e Ecologia Integral, a Campanha é um convite para ouvir a voz da criação e responder aos diversos gritos que ecoam pela Terra, seja da Mãe-Terra, das criaturas, das pessoas empobrecidas, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, dos moradores das periferias, dos migrantes e refugiados. É uma oportunidade de escutar as vozes silenciadas diante da emergência climática em que estamos imersos.

Com informações da CNBB/Osnilda Lima/CEPAST-CNBB e 6ªSSB-CNBB

 

Deixe uma resposta

onze − 4 =