Santo Ambrósio, o apóstolo da amizade

Dia 7 de dezembro fazemos memória de Santo Ambrósio, doutor da Igreja e um dos responsáveis pela conversão de Santo Agostinho.

Por Aliança da Misericórdia

Santo Ambrósio é um grande Santo católico e doutor da Igreja, que nasceu na cidade de Trèves na Alemanha no ano de 339. De família Católica, seu pai era governador de uma província que ficava ao norte da Itália.

Depois que seu pai faleceu, Ambrósio mudou-se para Roma e se formou em Direito e Retórica.

santoambrosioCerta vez, estando em Milão e se preparando para o batismo, aconteceu que o bispo da diocese faleceu. O Santo então fez um papel de mediador e fez um discurso forte, firme e, ao mesmo tempo, bastante sensato. Sua serenidade e equilíbrio foram tais que, ao terminar de falar, o povo, emocionado, o aclamou como o novo bispo da diocese de Milão.

Santo Ambrósio recusou, reconheceu-se pecador e indigno de assumir a missão principalmente por não ser batizado. Mas, não conseguiu escapar, foi batizado, ordenado e sagrado bispo.

O Santo então assumiu o cargo de Bispo e se dedicou a estudar as Sagradas Escrituras e desenvolveu um extenso trabalho escrito comentando os textos sagrados e ensinando liturgia.

Além disso, seus tratados sobre a moral e a espiritualidade fizeram dele um grande especialista na doutrina cristã.

Santo Ambrósio também foi um grande conselheiro espiritual, administrador e foi orientador de 3 imperadores Romanos. Foi graças à atuação de Santo Ambrósio que a Igreja começou a tratar com o Estado romano e o poder público sem o servilismo de antes. Santo Ambrósio chegou a fazer uma repreensão severa ao imperador Teodósio I, por ele ter ordenado um massacre contra o povo da Tessalônica para conter uma revolta. Na ocasião, o santo obrigou o imperador a fazer um ato de penitência pública. E foi obedecido.

Papel na conversão de Santo Agostinho
Santo Ambrósio também tem um grande papel pela conversão de Santo Agostinho, que se converteu ouvindo os sermões e os cantos litúrgicos criados por Santo Ambrósio.

Santo Agostinho conta que a fama dos sermões de Santo Ambrósio era enorme. Dizia que seu tom de voz era marcante e sua eloquência tocava os corações. Por isso, Santo Ambrósio foi apelidado de “o apóstolo da amizade“.

Oração composta por Santo Ambrósio
“Senhor Jesus Cristo, eu pecador, não presumindo de meus méritos, mas confiando em Vossa bondade e misericórdia, temo, entretanto, e hesito em aproximar-me da mesa de Vosso doce convívio.

Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado meu espírito e minha língua. Por isso, ó bondade divina e temível majestade, em minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me em Vossa proteção e anseio ter como salvador Aquele que não posso suportar como juiz.

Senhor, eu Vos mostro minhas chagas, e vos revelo minha vergonha.

Sei que meus pecados são muito grandes e temo por causa deles, mas espero em Vossa infinita misericórdia. Olhai-me pois com vossos olhos misericordiosos, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por causa de nós homens.

Escutai-me pois espero em Vós; tende piedade de mim cheio de miséria e pecados, Vós que jamais deixareis de ser para nós a fonte da compaixão.

Salve, vítima salvadora, oferecido no patíbulo da cruz por mim e por todos os homens. Salve, Nobre e Precioso Sangue, que brota das chagas de meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro. Lembrai-vos, Senhor, da vossa criatura resgatada por vosso sangue.

Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz. Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minha iniquidades e pecados para que inteiramente purificado mereça participar dos Santos méritos.

E concedei que vosso corpo e sangue, que eu embora indigno me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas . Que eles afastem de mim os pensamentos maus e despertem eficazes obras que vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas de meus inimigos. Amém.”

Fonte: https://misericordia.com.br/santo-ambrosio-o-apostolo-da-amizade/

Deixe uma resposta

cinco × dois =