Jornada de formação e amizade da IAM na Comunidade Raposa em Roraima

Crianças e adolescentes da IAM reunidas na comunidade Raposa. Fotos: Joseph Mampia

Crianças e adolescentes da IAM reunidos na comunidade Raposa. Fotos: Joseph Mampia

“A Igreja é Missão”. Este é o tema da Campanha Missionária de 2022. Nós batizados, povo de Deus a caminho somos Igreja chamados à missão. O que isso implica? Se a Igreja é Missão, todos os batizados são missionários por essência.

Por Joseph Mampia *

Nem todo mundo tem consciência da identidade adquirida no dia do Batismo. Por isso, é necessário despertar a consciência e o zelo missionário no Povo de Deus, como faz o papa Francisco desde o início do seu Pontificado: “Eu quero uma Igreja missionária, uma Igreja em saída”.

Com esse intuito, no dia 10 de julho, por ocasião da 10ª Jornada Nacional da Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), nascia o grupo dos pequenos missionários da IAM na Região Indígena Raposa, na TI Raposa Serra do Sol, Diocese de Roraima. A Região Raposa é constituída por 56 comunidades indígenas, das quais 46 são católicas. A abertura dos grupos da Infância e Adolescência Missionária foi motivada pelo fato de que a dimensão missionária é muito fraca, tanto na Diocese como na Região. Não há organização que ajude as crianças, os adolescentes e os jovens missionariamente.

iam-raposa-serra-do-sol-2

Desde então, surgiram seis grupos de IAM nas comunidades Raposa 1, Raposa 2, Parnásio, Linha Seca, Nova Geração e Bismarck. É uma realidade completamente nova na Diocese, sobretudo na área indígena. Necessitamos da formação tanto dos assessores como das crianças, pois os desafios ainda são grandes.

No final de semana, dias 3 e 4 de setembro 2022 organizamos momentos de formação e amizade graças à presença da Assessora, Helen Prestes, vinda de Manaus (AM). Foram dias muito proveitosos de animação, de formação dos assessores e das crianças e de confraternização. Contamos com a participação de 55 crianças de cinco comunidades. Infelizmente as crianças de muitas comunidades não conseguiram participar devido às dificuldades de transporte e à presença de água nas estradas.

iam-raposa-serra-do-sol-3

Cremos que os grupos da IAM em nossa Região constituem um projeto a longo prazo para a Igreja de Roraima, através dos quais poderemos melhorar a realidade missionária e despertar cada vez mais o zelo missionário. Viva a IAM, vivam os padroeiros, viva a missão!

“De todas as crianças e adolescentes do mundo. Sempre amigos!”

* Padre Joseph Motema Mampia, IMC, é congolês e trabalha nas comunidades da Região Raposa, TI Raposa Serra do Sol em Roraima.

Deixe uma resposta

seis − dois =