Exposição "Mater Amazônia - Museu Anima Mundi-Museus do Vaticano

Por Antonella Rita Roscilli

"Mater Amazônia - A respiração profunda do mundo" é o título da exposição inaugurada em 25 de outubro passado, durante o Sínodo Especial para a Região Pan-Amazônica. Permanecerà aberta ao público até o dia 11 de janeiro de 2020, dentro do primeira seção do renovado Museu Etnológico do Vaticano, inaugurado recentemente pelo Santo Padre Francisco com o nome "Anima Mundi". "Eu gosto de pensar - disse o Papa na ocasião - que o que estamos inaugurando não é simplesmente um Museu, em sua concepção tradicional. O nome escolhido è tão sugestivo e apropriado: Anima Mundi. A Alma do Mundo. Acho que os Museus do Vaticano são cada vez mais chamados a se tornar uma casa viva, habitada e aberta para todos, com portas aberto aos povos do mundo inteiro,  e onde o olhar da Igreja seja percebido como um olhar que não conhece limites ".

Mater Amazônia - Museu Anima Mundi-Musei Vaticani 3

Foto ©Governatorato SCV – Direzione dei Musei

A inauguração da exposição contou com a presença da Dra. Barbara Jatta, Diretora dos Museus do Vaticano, Padre Nicola Mapelli, Curador do Museu do Vaticano "Anima Mundi", Padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata, e o Dr. Paolo Pellegrini, Diretor Administrativo da Mediacor de Turim, que se ocupou da realização técnica da exposição. "Mater Amazonia" quer oferecer ao público dos Museus do Vaticano a oportunidade de refletir sobre algumas grandes questões tão queridas ao Papa Francisco e aos povos indígenas: preocupação pela natureza, justiça pelos pobres, compromisso com a sociedade. Uma maneira poderosa e original de contribuir, bem como das intenções do Sínodo, para sensibilizar as consciências de todos os homens e mulheres  de boa vontade para os sérios problemas que estão interessando esta parte do mundo.

A preparação da "Mater Amazonia" é fruto da colaboração entre os Museus do Vaticano, o Instituto Missioni Consolata e os Salesiani di Don Bosco. As duas congregações participaram do empréstimo de objetos das coleções dos dois museus respectivos: o Museu Etnográfico e de Ciências Naturais "Missioni Consolata" de Turim e o Museu Etnológico Missionário de Colle Don Bosco. O Museu Missionário Indios Cappuccini na Amazônia (MUMA) em Assis e o Museu Parma de Arte Chinesa e Etnográfica também contribuíram para o empréstimo, sem esquecer os objetos da coleção do Museu "Anima Mundi" - Museus do Vaticano, que abriga esta exposição temporária.

Foto ©Governatorato SCV – Direzione dei Musei

Foto ©Governatorato SCV – Direzione dei Musei

O caminho da exposição visa, antes de tudo, oferecer aos visitantes um verdadeiro itinerário cognitivo da Amazônia. Um percurso multimídia emocionante para entender melhor a respiração profunda da região panamazonica. De acordo com o projeto científico delineado pela antropóloga Elisabetta Gatto, decidiu-se falar sobre o meio ambiente e as populações da Amazônia através de três temas principais: o rio, a floresta e a "maloca".  Para cada um deles, foram selecionados os objetos das duas coleções de museus que melhor os representavam. São objetos que falam da vida cotidiana, da esfera ritual, mas testemunham também o encontro com os missionários: uma vitrine, de fato, foi dedicada a eles. Dois grandes monitores, através da projeção de imagens históricas e filmes originais, contam a presença dos missionários na região: olhos e rostos de tantos homens e mulheres que muitas vezes sacrificam sua própria vida para defender povos e lugares.

Se poderá visitar "Mater Amazonia" excepcionalmente, através de duas formas diferentes que a Administração dos Museus do Vaticano decidiu conceder  para este evento.

A primeira fornece acesso gratuito a grupos que reservam ao endereço e telefone -vv. [1]- e que, apesar de entrarem nos Museus do Vaticano, visitarão apenas a Exposição "Mater Amazonia". 

A segunda permite o acesso com preço reduzido de 8 euros por pessoa para os grupos que reservam (veja nota 1) e que, além da visita à exposição "Mater Amazonia", também visitarão os Museus do Vaticano. Para as escolas, apenas para a Exposição, entrada gratuita, juntamente com uma visita aos Museus ao preço de 4 euros.

[1] Per Prenotazioni e maggiori informazioni:  Casa Generalizia, Missionari della Consolata, viale delle Mure Aurelie 13, 00165 Roma - tel. 06 393821 – chiedere di padre Antonio Rovelli

Fonte: Sarapegbe

Deixe uma resposta

3 − três =