Quão misteriosa é a sabedoria!

Jesus de Nazaré nos ensina o que lhe é agradável, oferecendo-nos a salvação através da sabedoria, dando-nos como recompensa nossa realização e felicidade.

Por Geovane Saraiva*

Sejamos convencidos de que vem de Deus a verdadeira sabedoria a iluminar a criatura humana no caminho do bem e da santidade. É de Deus o primeiro lugar, que, ao penetrar no coração e na vida do ser humano, exige-lhe como indispensável que seja seu discípulo. Jesus de Nazaré nos ensina o que lhe é agradável, oferecendo-nos a salvação através da sabedoria, dando-nos como recompensa nossa realização e felicidade.

charlesdefoucauld1O ser humano não pode e não deve confiar nas suas próprias forças. Por isso mesmo é que devemos, insistentemente, suplicar: ensinai-nos, Senhor, a bem contar a nossa vida, com dias e noites, certos de que o nosso bom Deus nos convoca a segui-lo mais de perto e na radicalidade do Evangelho, oferecendo-nos as graças necessárias, dando-nos também a sabedoria da mente e do coração.

No mundo com o estigma da insensatez e da ausência de corações generosos e solidários, somos desafiados, à luz do Evangelho e à luz da sabedoria de Deus, a mudar nosso estilo de vida. Que o exemplo a seguir nos ajude a mergulharmos no mistério da tão infinita e misteriosa sabedoria: “São Francisco de Assis e o bem-aventurado Charles de Foucauld são de tempos bem distantes entre si, mas se aproximam de modo extraordinário por um encanto comum: o enamoramento pelo mistério da encarnação e o seguimento apaixonado de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Dom Beto Breis, bispo de Juazeiro-BA).

Aprendamos, com Charles de Foucauld, a deixar o indiscutível legado espiritual da sabedoria da cruz, longe de todo e qualquer estardalhaço, na experiência do deserto, no generoso serviço aos humildes, na intimidade forte e intensa com Deus a partir do Evangelho de Jesus, entranhado pela presença eucarística, amando todos indistintamente, bons e maus. Ele quis ser, de verdade, o irmão universal, assemelhando-se a Jesus de Nazaré em tudo, sobretudo no seu calvário e no gólgota. Assim seja!

*Geovane Saraiva é pároco de Santo Afonso, blogueiro, escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, CE.

Deixe uma resposta

8 − 5 =