Egito: Patriarca Copta Ortodoxo confirma celebração do Natal dia 7 de janeiro

Governo vai proteger 2626 igrejas, com 230 mil soldados contra ataques jihadistas.

Por Agência Ecclesia

O patriarca da Igreja copta-ortodoxa no Egito confirmou que os membros da comunidade vão celebrar o Natal, no dia 7 de janeiro, segundo o seu calendário próprio, e o governo vai proteger 2626 igrejas, com 230 mil soldados.

Tawadros II afirmou ao jornal ‘Al-Masry Al-Youm’ que as celebrações do Natal Ortodoxo vão decorrer normalmente em todas as igrejas do país, apesar dos ataques jihadistas contra a comunidade copta de Helwan, no sul do Cairo, no dia 29 de dezembro de 2017.

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde do Egito morreram pelo menos 10 pessoas, dois polícias, oito civis cristãos e um dos terroristas.

Egypt-Church-BombingO patriarca da Igreja copta-ortodoxa vai presidir às celebrações na catedral da Natividade de Cristo, na nova capital administrativa do Cairo, que vai ser inaugurada este sábado à noite, 6 de janeiro.

As máximas autoridades do Egito, como o presidente Abdel Fatah al-Sisi, vão participar nas celebrações na maior igreja Copta do norte da África e de todo o Oriente Médio.

Devido ao alerta de ataques terroristas foi anunciado um aumento das medidas de segurança e as autoridades vão colocar 230 mil pessoas para proteger as 2626 igrejas cristãs - 1326 coptas, 1200 protestantes e 200 católicas.

Os bispos também pediram aos fiéis que colaborem com as forças de segurança e permitam revistas e apresentem documentos de identidade quando entrarem nas igrejas.

A Rádio Vaticano destaca que várias igrejas no Cairo, na Alexandria e no Alto Egito instalaram detetores de metais e sistemas de videovigilância.

Os Coptas são cerca de 10% dos 93 milhões de egípcios e são a minoria religiosa mais numerosa na região; Mais de 100 fiéis coptas foram mortos no Egito em 2017.

Em dezembro de 2016, também no Cairo, um ataque contra a igreja de São Pedro e São Paulo provocou a morte de 25 pessoas e fez 49 feridos.

Deixe uma resposta

4 × 2 =