Missionários da Consolata reelegem Superior Pe. Stefano Camerlengo

Os Missionários da Consolata reelegeram segunda-feira, 12 de junho, o Padre Stefano Camerlengo, Superior Geral da Congregação para os próximos seis anos.

Por Rádio Vaticano

eleicao_cap2017

A eleição ocorreu com maioria absoluta no primeiro escrutínio durante o XIII Capítulo Geral, assembleia máxima da instituição, que se realiza em Roma desde 22 de maio e se estenderá até 20 de junho.

O missionário italiano, natural de Morrovalle - Macerata, que completou 61 anos em 11 de junho, foi ordenado em 1984 na República Democrática do Congo, onde trabalhou na missão, formação e direção Regional. De 2005 a 2011 ocupou o cargo de vice Superior Geral.

Congregação presente em 28 países

Fundado em 1901 pelo Bem-aventurado José Allamano na cidade de Turim, norte da Itália, o Instituto Missões Consolata (IMC) é hoje uma Congregação pluricultural e internacional com 982 missionários originários de 23 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 28 países na África, América, Ásia e Europa.

Participam do XIII Capítulo Geral 45 missionários: 21 africanos, 14 europeus e 8 latino-americanos, representantes de 18 circunscrições. A Assembleia capitular deve eleger terça-feira (13/06) os quatro conselheiros que formarão a Direção Geral da Congregação.

Interculturalidade e compartilha

Em recente entrevista a Pe. Jaime C. Patias, responsável a Comunicação do IMC, Padre Stefano destacou dois aspectos relevantes da Assembleia: a interculturalidade, que representa um sinal de esperança; e a fraternidade e riqueza da partilha em todos os momentos do encontro.

“O XIII Capítulo Geral surge num momento da história em que sofremos as influências de fenômenos culturais e históricos, como globalização, pluralismo cultural e religioso, migrações, conflitos étnicos, etc... mas não devemos nos abater pelas dificuldades, mas sim caminhar sob o signo da esperança e do otimismo para impregnar as comunidades locais de entusiasmo pela missão e reencontrar a nossa vocação missionária específica: o primeiro anúncio”.

Segundo Pe. Stefano, “a espiritualidade missionária do Instituto Missões Consolata é alicerçada na força do Evangelho, no carisma e tradição, sobre a cristologia e a teologia. Esta é a força propulsora da vocação e do seu autêntico carisma”.

“O desafio da nova Direção Geral será garantir a unidade na diversidade, presidir a fraternidade no espírito de família, promovendo ao mesmo tempo, a criatividade e a qualidade dos missionários”.

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

2 × quatro =