Ordenação em Uganda

Ordenação do padre Joseph Mugerwa em Uganda: um presente dos missionários da Consolata para a Igreja.

Por Luiz Antônio de Brito
Fotos: Arquivo IMC

O mês missionário na Paróquia Nossa Senhora Consolata em Bweyogerere (periferia de Kampala, Uganda) foi concluído em grande estilo com a ordenação dos padres Joseph Mugerwa e Charles Muwanga. O primeiro fez seus estudos teológicos no Brasil e o segundo na Itália.

padres Mugerwa e Muwanga com o bispo ordenanteEm um clima de muitas roupas bem coloridas e gritos de júbilo, na manhã do dia 31 de outubro, os muitos padres entraram em procissão acompanhados pelo arcebispo de Kampala,  Rev. Cyprian Kizito. Durante a homilia, o arcebispo enfatizou a importância das vocações na vida da Igreja, tanto a vocação à vida sacerdotal como também à vida matrimonial, e convidou as famílias a ajudarem os sacerdotes a serem fiéis ao seu chamado como também exortou o clero a ajudar as famílias em sua vida espiritual.

Em seu discurso de agradecimento, logo após a ordenação, padre Mugerwa agradeceu aos missionários da Consolata pela formação recebida e o apoio dos amigos e familiares.

A primeira missa do padre Mugerwa foi no dia seguinte à ordenação (1 de novembro), celebrada em sua casa. As tendas muito bem enfeitadas aos poucos se encheram de vizinhos, parentes e convidados. A alegria não era menor do que a do dia anterior quando ele foi ordenado.

Nos muitos discursos de parentes, amigos e confrades um sentimento era expresso com clareza e ênfase: padre Mugerwa é um presente da família, de sua comunidade e dos missionários da Consolata para a Igreja. O Animador Vocacional dos Missionários da Consolata em Uganda, padre Andrew Mulongo, além de partilhar da mesma ideia de que padre Mugerwa é um presente, acrescentou que ele será um embaixador de sua comunidade e do seu país na missão na qual irá trabalhar, Brasil, Região Amazônia.

Para padre Joseph os nossos votos de felicidades nessa nova e sublime etapa de sua vida. Que nossa Mãe Consolata e o pai Allamano estejam sempre ajudando-o em sua atividade missionária.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

8 − 8 =