Abertas inscrições para curso Ad Gentes no CCM

Por Roseli Lara

O Centro Cultural Missionário (CCM) promove de 2 a 27 de agosto, em Brasília (DF) o curso ad gentes, que visa oferecer formação especifica a missionárias e missionários enviados além-fronteiras. As inscrições estão abertas pelo site do CCM.

De acordo com o padre Estevão Raschietti, secretário executivo do CCM, o curso também é indicado para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação, como para missionários e missionárias que já atuam fora do Brasil e, voltando de férias, desejam ter um tempo de reflexão e de atualização.

O objetivo é preparar para desafio missionário fora do país, cultura e Igreja de origem, abordando oito dimensões da missão: humano-afetiva, bíblica, histórica, geográfica, antropológica, teológica, espiritual e prática.

Além disso, o curso ad gentes vai propor a iniciação a um idioma estrangeiro (inglês, francês, espanhol), para um verdadeiro encontro com as diferentes culturas, através da aprendizagem de uma língua.

A programação será aberta em 2 de agosto, às 17h com acolhida e celebração eucarística.

Assessores
A dimensão humano-afetiva da missão será abordada pela Irmã Maria de Fátima Morais, psicóloga, assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e doutora em Ciências da Religião pela PUC/ SP.

A professora Susana de Oliveira, coordenadora do Curso do Centro de Formação Intercultural (CENFI), falará sobre dimensão prática da missão.

Já a dimensão bíblica da missão terá a abordagem da Irmã Tea Frigério, pós-graduada em assessoria bíblica, coordenadora do Programa de Formação do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

O professor Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos, professor de História da Igreja no Instituto São Boaventura, e de Sociologia e História no Centro Universitário IESB de Brasília, abordará a dimensão histórica da missão.

Padre Pascal Atumissi Bekububo, especialista em Bíblia pela Catholic Theological Union de Chicago (EUA) e em religiões e contextos africanos, irá contextualizar a dimensão geográfica da missão.

A dimensão antropológica da missão terá como assessor padre Joachim Andrade, mestre em Antropologia e doutor em Ciências da Religião, especialista em religiões e contextos asiáticos.

O professor Mémore Restori, mestre em Teologia com especialização em Missiologia pelo Instituto Teológico São Paulo, abordará a dimensão teológica da missão. .

Padre Estêvão Raschietti, mestre em missiologia, tratará sobre a dimensão espiritual da missão.

O curso encerra em 27 de agosto, com celebração eucarística de envio.

Deixe uma resposta

treze + 17 =