SOS Meditererâneo

Alfredo J. Gonçalves *

O socorro chega, mas em geral chega tarde demais. O governo italiano, junto com a Guarda Costeira, faz o esforço de resgatar os fugitivos da pobreza e da violência. Falta, porém, o apoio efetivo dos outros países da União Europeia. Enquanto os debates prosseguem no parlamento de Bruxelas, as embarcações continuam enfrentando as águas do Mediterrâneo, tentando alcançar as margens da Ilha de Lampedusa. Frágeis e improvisadas, nem todas conseguem superar a travessia. Às dezenas e centenas, os refugiados e prófugos são atirados ao mar, sendo engolidos pelas ondas bravias. Acumulam-se os mortos anônimos nesse estranho cemitério de migrantes.

E a pergunta mil vezes repetida, sempre incômoda e indigesta, levanta novamente o clamor já conhecido e notório: até quando esse massacre silencioso e silenciado? Até quando a guerra e a miséria seguirão desenraizando e expulsando os filhos e filhas de suas terras de origem? Até quando a comunidade internacional, especialmente a ONU e a ACNUR, limitar-se-á a discursos diplomáticos e promessas não cumpridas?E a sociedade civil, em suas mais diversas organizações, até quando assistirá de braços cruzados? Nas palavras do Papa Francisco, prevalece a "globalização da indiferença".

Na medida em que a "primavera árabe" se converte num verão calcinante e desértico, na África subsaariana, ou no verão de fogo dos países conflagrados por conflitos armados do mesmo continente africano e do Oriente Médio (Síria, Iraque, Nigéria, Somália, Tunísia etc.), continuará o processo de migração em massa em direção à Europa. Com isso, regiões em situação de risco e vulnerabilidade, histórica e estruturalmente, acabam golpeadas tanto por condições adversas de existência quanto por fanatismos religiosos e ideológicos totalitários e inconsequentes. Disso resulta o medo e a fome, o desespero e a fuga.

Além do mar Mediterrâneo, idêntico SOS dissemina-se hoje por todo o globo terrestre. No mundo inteiro, cresce o volume de pessoas e famílias que se deslocam de um lado para outro. Diferentemente das migrações históricas, entretanto, aqui não se tratam de movimentos migratórios com origem e destino mais ou menos determinados. Não se trata de arrancar a planta da própria terra natal e, de maneira definitiva, fixar-lhe as raízes num outro lugar. Mais do que uma transplantação, o vaivém dos migrantes atualmente tornou-se mais complexo e caótico, chegando ao ponto de não mais se saber o ponto de partida e de chegada de muitos fluxos de migrantes. As pessoas tendem a migrar e remigrar, continuando a buscar a sorte num solo que possa ser chamado de pátria.

Por outro lado, devido ao aumento da violência em suas distintas formas, cresce em proporção bem mais grave o número de refugiados, prófugos e "desplazados". Conflitos intestinos ou guerras civis estão por trás de não poucos deslocamentos compulsórios. Neste caso, nos defrontamos com o tipo de migração mais dramática, pois os envolvidos em tais movimentos, sob pena de perseguição e morte, "não podem voltar atrás". A vida e o sonho de futuro estão na frente e é preciso caminhar.

Roma, 20 de abril de 2015.

* Alfredo J. Gonçalves, CS, é Conselheiro Geral e Vigário dos Missionários de São Carlos.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

2 × quatro =