Projeto do Papa Francisco para os jovens ganha apoio do Unicef

Adital

O projeto Scholas Ocurrentes, iniciativa do Papa Francisco para conectar, vincular e integrar adolescentes de todo do mundo, acaba de ganhar o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Francisco e o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, se reuniram esta semana, em Roma, Itália, para colocar em andamento a nova aliança, que deve proporciona aos adolescentes mais desfavorecidos as ferramentas, informação e compreensão que necessitam para serem cidadãos que participem, plenamente, de suas sociedades e do mundo.

A colaboração, prevista para cinco anos, se centrará em ampliar o acesso dos jovens à tecnologia, ao esporte e às artes, por meio de plataformas para a educação, da participação e construção da paz, que facilitam que os jovens possam se reunir para aprenderem sobre si mesmos, sobre os demais e sobre o mundo que os rodeia.

O projeto "Scholas Occurrentes", que, em latim, significa "Escolas para o encontro", é uma rede educativa impulsionada pelo Papa Francisco. É a primeira iniciativa de alcance mundial com o objetivo de favorecer a integração e de fomentar a paz entre os povos, por intermédio da educação. Conecta mais de 400 mil escolas e redes educativas, tanto públicas como privadas e de todas as religiões. Para mais informações acesse http://scholasoccurrentes.org/.

"O Scholas quer, de alguma maneira, reintegrar o esforço de todos pela educação, quer refazer, harmonicamente, o pacto educativo, porque somente assim, se todos os responsáveis pela educação das nossas crianças e jovens se harmonizam, poderá mudar a educação," afirma o Papa Francisco.

As duas organizações explorarão os vínculos entre suas respectivas plataformas de mobilização nas redes sociais e nos meios de comunicação, e apoiarão, conjuntamente, campanhas digitais e movimentos sociais em favor das crianças mais desfavorecidas. Os planos específicos de colaboração incluem a participação na rede do Scholas nos conteúdos e oportunidades de participação dos jovens no "A juventude opina", espaço on line do Unicef para adolescentes e jovens. O Fundo também adaptará o U-Report para a comunidade global do Scholas, o que permitirá a seus membros unirem-se aos quase 500 mil jovens que já utilizam a plataforma de base móvel para falarem sobre seus interesses e participarem.

As organizações também desenvolverão novas oportunidades de colaboração em torno dos grandes acontecimentos centrados na juventude mundial, como a Cúpula sobre o Impacto Social da Juventude, que será realizada durante os Jogos de Verão das Olimpíadas Especiais de 2015, em Los Angeles [Estados Unidos]. Em 2016, a associação começará a explorar outras iniciativas em nível regional, nacional e comunitário, incluídas as campanhas de sensibilização e atividades conjuntas de promoção sobre questões que afetam milhões de adolescentes desfavorecidos.

Os jovens entre as idades de 10 e 19 anos representam quase 20% da população mundial. A grande maioria dos 1,2 bilhão de adolescentes no mundo vivem nos países em desenvolvimento.

Fonte: www.adital.com.br

Deixe uma resposta

9 + 14 =