IAM faz encontro de formação e elege nova coordenação em São Paulo

Rodrigo A. Piatezzi

Neste final de semana, 10 a 12 de abril, foi realizado na Paróquia Santuário de Santa Edwiges, no bairro do Sacomã, em São Paulo (SP), o Encontro de Formação para Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que reúne coordenadores e representantes de 14 (Arqui)Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB.

O sábado, 11, foi reservado para formação e partilha de experiências. Pela manhã, o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros, abordo o tema 'Exploração sexual de crianças e adolescentes'. Para Nilton Cesar, coordenador da IAM na Arquidiocese de Campinas, o momento de formação é importante "pois nos abastecemos e temos condições para repassarmos o tema aos grupos de base", expressou o coordenador. E continuou: "Discutindo essa triste realidade, ficamos atentos para identificar casos próximos à nós e buscarmos uma maneira de ajudá-los".

Ainda, padre André apresentou a 3ª Jornada Nacional da IAM que acontece no último domingo de maio e a Jornada do Jovem Missionário, atividade que envolverá todos os grupos da Juventude Missionária em comemoração aos 10 anos de implantação da JM no Brasil.

Já no período da tarde, os coordenadores e representantes das dioceses puderam partilhar os trabalhos que vêm realizando junto às crianças e adolescentes. Também neste momento, Rodrigo Piatezzi, responsável pelo blog da Garotada Missionária (http#//garotadamissionaria.blogspot.com.br), partilhou sua experiência e deu algumas dicas de como divulgar o trabalho da IAM e escrever um texto para publicar no blog.

Membros do Conselho Missionário Regional (COMIRE) passaram pelo encontro para dar seu apoio à Obra. "Nossa presença aqui é para animá-los no trabalho. Apesar dos diferentes trabalhos que vêm sendo realizado pela animação missionária, nossa Missão é uma só: anunciar Jesus Cristo.", lembrou a coordenadora regional, Maria de Fátima da Silva.

O domingo, 12, foi reservado para planejar as atividades do ano e definir a nova coordenação estadual da Obra. Antes da eleição, padre André deu algumas orientações: "Para ser um coordenador estadual é necessário, antes de mais nada, conhecer e amar a Infância e Adolescência Missionária, ter uma vivência como coordenador diocesano e trabalhar em equipe.", ressaltou o assessor.

Assim, a assembleia elegeu a nova equipe estadual. Maria das Graças Mendes, da Diocese de Guarulhos, assume a coordenação estadual; Emílio Buzatti, da Diocese de Santos, a vice-coordenação; Geize Costa dos Santos, da Arquidiocese de São Paulo, é a secretária; Fátima Lopes, da Diocese de Limeira, e José Laércio, Diocese de Santo Amaro, são os responsáveis pela tesouraria. Ainda, assessora a equipe um grupo de religiosos: Frei Carlos Frederico Peres, Oblatos de São José; Irmã Luciana Mattos, da Congregação Missionárias de Cristo; e Irmã Augusta Culpo, Filhas de Maria Missionária.

Emocionada, Nádia Maria da Silva Fusinato, que na última década coordenou a IAM em São Paulo, expressou sua gratidão à todos que colaboraram na caminhada. "Muitos trabalhos foram realizados e, juntos, conseguimos romper barreiras e desafios. Agradeço à todos que nestes anos ajudaram na coordenação e desejo força à nova equipe". "A missão continua, meu desejo é voltar a trabalhar na base, junto às crianças e adolescentes", continuou.

A nova equipe assumirá as atividades no próximo ano, mas acompanhará a agenda já assumida junto às dioceses para o ano de 2015.

Fonte: IAM

Deixe uma resposta

5 − quatro =