Curso de formação missionária para formadores de seminários

Jaime C. Patias

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão para a Missão Continental da CNBB, programou, para 2015, duas edições do Curso de Formação Missionária para Reitores e Formadores de seminários. A primeira edição acontece nos dias 18 a 22 de maio, na sede das POM, em Brasília (DF) com o tema "O missionário presbítero para uma Igreja em saída", e lema: "Ide sem medo para servir" (Papa Francisco). A segunda edição do curso será realizada de 28 de setembro a 02 de outubro, no CCM.

O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

O curso destina-se a reitores, membros de equipes de formação e professores de seminários de todo o Brasil. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição, incluindo a hospedagem, é de R$ 600,00. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site do CCM (www.ccm.com.br).

Os organizadores da formação lembram que recentes documentos da Igreja e o Papa Francisco propõem colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Presbíteros e bispos são lideranças fundamentais nessa tarefa e muitos estão empenhados nesse caminho eclesial. Entretanto, é comum ouvirmos queixas sobre a falta de espírito missionário no clero, sendo urgente uma formação mais focada no eixo pastoral-missionário, conforme sugerem o Documento de Aparecida e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (cf. DAp 100e; Doc. 93 da CNBB).

A iniciativa está em sintonia com o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que acontece nos dias 9 a 12 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), com a participação de até 300 pessoas entre seminaristas, reitores, formadores, bispos e convidados. Nesse sentido, o curso em Brasília serve de preparação para o Congresso.

A programação prevê reflexões sobre teologia e espiritualidade da missão com o padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do CCM; Formação para a missão, com dom Giovanni Crippa, IMC, bispo de Estância (SE); e Organização e articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises), com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, IMC.

Confira aqui o conteúdo programático do curso

Serviço: Semana de Formação para Formadores de Seminários
Local: Pontifícias Obras Missionárias, SGAN 905 Conj. "B" - Brasília (DF).
Data: de 18 a 22 de maio 2015.
Público: reitores, membros de equipes de formação e professores de seminários
Inscrições: por meio do do site www.ccm.org.br
A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 600,00. Vagas limitadas.
Mais informações: Tel.: (61) 3340 4494- E-mail: uniao@pom.org.br

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

dois × 3 =