Pastoral Afro-brasileira da CNBB prepara o VIII CONENC

Assessoria de Imprensa

Lideranças de todo o Brasil realizam encontros regionais em preparação ao VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (CONENC), que acontecerá nos dias 16 a 19 de julho de 2015, na cidade de Duque de Caxias (RJ). Para isso, segundo o coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo, a preparação é feita a partir do texto-base elaborado pela Comissão da Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Duque de Caxias.

Nesse sentido, lideranças dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo estiveram reunidos, na mesma diocese, nos dias 17 a 19 de outubro, para o "1º Conenquinho". Para 2015 estão previstos encontros preparatórios em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, regiões Norte e Nordeste.

Esta primeira experiência está relatada na Mensagem divulgada pelos participantes. A carta explica o processo de preparação das lideranças.

O VII CONENC aconteceu em 2012, em Londrina (PR).

Mensagem do 1º Conenquinho do Rio de Janeiro e São Paulo

"Vamos construir o quilombo dos sonhos do povo, com a força dos ancestrais um mundo novo".

Irmãos e Irmãs, nós da Pastoral Afro-brasileira do RJ e SP, realizamos um Encontro de lideranças na diocese de Duque de Caxias (RJ), e, queremos ampliar e refletir as propostas do VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas - CONENC, que tem como tema "Profetismo: construindo uma sociedade Justa e Solidária" e, lema: "Chamei você para o serviço da Justiça e coloquei como aliança do meu povo e luz das nações" (Isaías 42, 6).

Animados pela espiritualidade profética de Jeremias, de Jonas e Amós e, inseridos na realidade do povo simples, em particular do Povo Negro, temos o desafio missionário de construir e/ou animar o pluralismo cultural, combater toda a desigualdade social e apoiar todas as ações voltadas para a promoção da população negra, atentos à juventude negra.

Aprofundemos o Texto-base em nossas comunidades. São textos, frutos de um trabalho coletivo, pautados na metodologia do VER, JULGAR E AGIR. Somos chamados a olhar a nossa realidade com espírito de Deus Libertador e, a construir aqui e agora, um Reino de Paz, Justiça e Igualdade. Preparemos o VIII CONENC com espiritualidade, reflexão, aprofundando os debates e propondo uma caminhada junto ao Povo Negro, Povo de Deus, fomentando uma sociedade mais justa e igualitária.

Desejamos parabenizar e agradecer a todos e todas que participaram ativamente deste 1° Conenquinho. Foi muito oportuno e proveitoso todo o nosso Conenquinho. Muito obrigado à Comissão da Pastoral Afro-brasileira da diocese de Duque de Caxias por todo o empenho que, há mais de um ano, vem fazendo para que as lideranças cresçam, se fortaleçam como Pastoral Afro-brasileira, partilhem as suas espiritualidades, consolidem políticas públicas, ações afirmativas e avancem no diálogo interreligioso.

Duque de Caxias (RJ), 17 a 19 de outubro de 2014.

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

quatro × três =