Selo em homenagem a Sergio Vieira de Mello é lançado em Brasília no Dia da Ação Humanitária

ACNUR

Para marcar o Dia Mundial da Ação Humanitária (celebrada em todo o mundo no dia 19 de agosto), as Nações Unidas no Brasil, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e o Ministério das Relações Exteriores lançam amanhã (19/08) em Brasília um selo postal em homenagem ao brasileiro Sergio Vieira de Mello. A ONU também divulgará um balanço da situação humanitária no mundo.

O Dia Mundial da Ação Humanitária é uma referência ao atentado terrorista de 2003 no Hotel Canal em Bagdá (Iraque), que tirou a vida de Vieira de Mello e de outros 21 funcionários das Nações Unidas. Então com 55 anos, Vieira de Mello era o representante especial do secretário-geral para o Iraque, e o atentado levou a Assembleia Geral da ONU a proclamar, em 2008, o 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária.

Sergio Vieira de Mello iniciou sua carreira nas Nações Unidas como funcionário do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), agência para a qual trabalhou por 30 anos e pela qual serviu em diversas operações humanitárias pelo mundo.

O selo, que será lançado pelos Correios em uma cerimônia na Casa das Nações Unidas em Brasília, é parte da Emissão Especial Série América - Personalidades e Líderes da ECT. A cerimônia acontece às 11h, e o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, compartilhará os dados mais recentes da ação humanitária global, que em 2014 alcançou níveis nunca antes vistos.

Participam do evento o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME) do Ministério das Relações Exteriores, o ministro Milton Rondó Filho, que apresentará os dados mais recentes da ação humanitária do país; e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.

Sobre o selo - O selo apresenta a foto de Sergio Vieira de Mello, retratado pelo fotógrafo da ONU, Evan Schneider, em 27 de maio de 2003, quando foi anunciada sua nomeação como representante especial da ONU
para o Iraque, por indicação do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Na lateral esquerda do selo consta a inscrição "Homenagem a Sergio Vieira de Mello", pelo seu caráter humanista, exemplo de desempenho em defesa dos direitos e dos valores humanos, que inspiram a perpetuação de sua memória e o permanente debate do seu pensamento e dedicação em apoiar a reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas.

Na margem inferior esquerda constam os logotipos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), que nomeia a Série América, e da ONU, onde Vieira de Mello serviu. Foi usada a técnica de fotografia e computação gráica.

Fonte: www.acnur.org.br

Deixe uma resposta

13 + 12 =