Profissão Religiosa de missionários da Consolata

Isaack Mdindile

No domingo, 13 de julho de 2014, no Seminário Teológico da Consolata em São Paulo, Brasil, houve uma ocasião de muita alegria ao celebrar a Profissão Perpétua de nossos irmãos Urbanus Nzomo, Victor Mbesi, Alex Nthenge e James Njimia. Depois de três anos da formação e um ano de pastoral, os professos decidiram dedicar ou consagrar toda sua vida ao Senhor, através do carisma belíssimo dos Missionários da Consolata, Congregação fundada pelo Bem-aventurado José Allamano.

O superior Regional, padre Luiz Emer destacou a questão da profissão perpétua e vida religiosa como uma loucura e utopia diante do mundo contemporâneo, portanto cabe aos professos provar o contrário, vivendo os votos como cantus firmus, de modo atraente e convincente. Pela Profissão Perpétua, os professos se tornam complementos e completamente membros da família Consolata, cantando e contando as belezas da vida em comum.

Fazer os votos de castidade, pobreza e obediência significa, antes de mais nada, optar por renúncias e rupturas para seguir de perto o único e supremo bem: Deus. Este é o grande e urgente desafio; reencontrar a pobreza na escola dos pobres, a castidade na escola do amor encarnado e a obediência na escola da liberdade evangélica.
No próximo ano, 2015, vamos celebrar o ano da Vida Consagrada, um momento de olhar o futuro com esperança e viver o presente com paixão, intensificando o sentido da vida consagrada, sobretudo no espírito; levando um testemunho claro e lúcido de Jesus Cristo.

"Hoje mais do que nunca temos que focar e pisar no que é mais importante, que é o testemunho da fé e do evangelho", disse o cardeal João Braz, o prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada. Devemos formar para a crítica social, para a confrontação contundente e firme com qualquer sistema que empobreça os pobres e que os mantenha empobrecidos; que fale de justiça, mas pratique a opressão; que fale da vontade de Deus, mas que se apresente como sendo a própria vontade de Deus!

Parabéns, queridos! Congratulations brothers! Hongereni sana wapendwa; Mulati Urbanus, Muthengi Alex, Murimi James e Wafula Victor, pela vossa consagração. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Bem-aventurado José Allamano, Irmã Irene e a nossa mãe Maria Santíssima vos mostrem os caminhos da Santidade. Amém!

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dois × cinco =