Santo Antônio de Pádua

Fabiano Farias de Medeiros

Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, seu nome de batismo, nasceu em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa. Conforme a tradição, seus pais, Martinho de Bulhões e Maria Teresa Taveira eram de descendência nobre e ricos. Fernando iniciou seus estudos na Igreja de Santa Maria Maior que estava sob a direção dos monges da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho. Notável em sua educação, o jovem também despertou pra o conhecimento e vivência religiosa, vindo a ingressar na Congregação e alguns anos depois ser transferido para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Neste período teve a oportunidade de conhecer os missionários franciscanos vindos de Portugal e que foram martirizados no Marrocos. O ano de 1220 é uma data provável de sua ordenação, a qual foi seguida por seu ingresso no Convento de Olivas e adoção do nome de Antônio. Partiu então para o Marrocos para dar continuidade à missão dos seus irmãos mártires. Ao chegar, foi acometido de grave doença e obrigado a voltar para Portugal.

Em 1221 desembarcou em Assis onde conheceu São Francisco de Assis em um capítulo da Ordem. São Francisco o acompanhou e em pouco tempo percebeu no jovem os traços de santidade e firmeza designando-o a ensinar teologia na cidade de Bolonha. Pouco tempo depois foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália.

Atuou fortemente na pregação da Palavra em grandes audiências, na evangelização e na redação de diversos sermões. Passado algum tempo solicitou ao Papa a dispensa de sua -função para dedicar-se à vida missionária junto aos mais simples e necessitados pregando a palavra e promovendo vigorosa catequese.

Faleceu no dia 13 de junho de 1231 em Pádua na Itália. Um ano após sua morte foi canonizado pelo Papa Gregório IX e em 1946, proclamado doutor da Igreja pelo papa Pio XII.

Fonte: www.zenit.org

Deixe uma resposta

8 − seis =