Em Brasília (DF), Jubileu de Ouro da paróquia Nossa Senhora Consolata reúne multidão de fiéis

Gabriel Carvalho

A paróquia Nossa Senhora Consolata, na Asa Norte, área tradicional de Brasília (DF), comemorou 50 anos de fundação no último final de semana, dias 5 a 8 de junho, com uma intensa programação. Entre os presentes, além das centenas de fiéis e sacerdotes, esteve o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, que fez uma visita pastoral missionária à comunidade. Dom Marcony Vinicius e dom José Aparecido, bispos auxiliares, também participaram dos festejos.

As comemorações começaram na quinta-feira, dia 05, com a chegada de dom Sergio. Ele celebrou missa com os missionários da paróquia, com a bênção e o envio para o mutirão de visitas missionárias, ocorrido sexta e sábado.

Em sua homilia Dom Sérgio explicou que a vista pastoral é uma ocasião para conhecer melhor a Paróquia. Disse também, que não se trata de uma fiscalização, mas é para conviver, agradecer e apoiar as pastorais e movimentos. "Esta visita não é só pastoral, mas também missionária", destacou o arcebispo. De fato, durante os três dias de permanência na Paróquia ele realizou visitas às famílias juntamente alguns membros da comunidade. "Esse gesto é para ir ao encontro e ser Igreja missionária em saída como nos diz o papa Francisco", comentou.

Uma réplica da Capelinha Missionária, símbolo da Missão Continental iniciada com a Conferência de Aparecida em 2007, acompanha o arcebispo em suas vistas. Um grupo de lideranças da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Taguatinga, juntamente com o pároco, padre Sérgio, trouxe a Capelinha até a Paróquia Nossa Senhora Consolata que repassou o símbolo para a próxima comunidade a ser visitada na Ceilândia.

Ao comentar sobre o significado da Capelinha, dom Sérgio sublinhou. "No centro está a razão de ser da visita: Cristo ressuscitado. Ele que nos deixou um mandato missionário quando disse: Ide anunciar o Evangelho, vão fazer discípulos. É por isso que eu estou aqui e nós todos estamos aqui".

Na sexta, o Arcebispo esteve nas escolas da região, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Hospital de Apoio. Também encontrou com vários grupos ligados à Igreja que atuam na Asa Norte. À noite, celebrou na comunidade da Divina Misericórdia e se reuniu com os jovens. Sábado foi dia de ir ao encontro dos doentes, além da visita à sede dos Vicentinos de Brasília. No fim do dia, houve a marcante celebração de Dedicação da Igreja Matriz de Nossa Senhora e consagração do Altar. Durante a cerimônia, dom Marcony Vinicius fez a homilia, destacando a necessidade de espaços que dêem testemunho de Deus na cidade.

No domingo, grande dia do Jubileu de Ouro, uma Carreata com a imagem de Maria percorreu as quadras 11 a 13 da Asa Norte. A procissão foi conduzida por dom Marcony, que abençoou crianças, grávidas, jovens, idosos e famílias por onde passou. A cada quadra juntavam-se mais paroquianos que acompanharam a Carreata até a igreja Matriz.

Para encerrar no melhor estilo, a Santa Missa dos 50 anos da paróquia lotou a Matriz. Centenas de fiéis participaram da celebração, muitos do lado de fora da igreja, que ficou pequena para tanta gente. Após a Eucaristia, as crianças encenaram a história de Nossa Senhora Consolata e coroaram a imagem.

A chuva de bênçãos contagiou toda a comunidade e toda a região. Na despedida comovida de dom Sergio, lágrimas e abraços tomaram conta. E a promessa feita solenemente ao Arcebispo: não perder o entusiasmo e a alegria que brotaram deste Jubileu. Padre Emanuele Gavosto agradeceu a visita do arcebispo e comprometeu toda a comunidade a seguir suas orientações conforme o Plano Pastoral da arquidiocese.

Fundada em 1964, a paróquia é guiada pelos padres Emanuel Gavosto, o pároco, italiano há 40 anos no Brasil e os vigários Ghibaudo Orestes, também italiano com 96 anos e Mário Silva, 72, português. Além disso, conta com a presença das Irmãs Missionárias da Consolata que se dedicam à Escola infantil Anjo da Guarda. A paróquia tem uma capela dedicada à Divina Misericórdia.

Fonte: Paróquia Consolata de Brasília

Deixe uma resposta

oito − três =