Jovens da Paróquia N.Sra. Consolata participam de Encontro com Cristo em Pirapora, SP

Victor Mbesi Wafula

Entre os dias 13 e 15 de setembro aconteceu na CAJULA - Casa da Juventude Lateranense, diocese de Jundiaí, cidade de Pirapora do Bom Jesus, interior de São Paulo, o Encontro de Jovens com Cristo - EJC, organizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Região Episcopal Brasilândia, São Paulo. 59 jovens fizeram o gesto concreto e missionário de deixar suas famílias, amigos e familiares para fazer parte do mundo amplo, a terra de missão à qual somos chamados. Na sexta-feira, 13, foram acolhidos jovens de diversas paróquias e comunidades, entre as quais a Paróquia Nossa Senhora Consolata, Jardim São Bento, Região Episcopal Santana.

O segundo Encontro que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida preparou teve como finalidade a formação humana, cristã e religiosa dos jovens. Contou com palestrantes que, além de formar e informar, deram testemunho vivo do que se vive no mundo da juventude.

Os jovens sonham alto, mas é necessário lembrar que o mesmo mundo que oferece espaço de crescimento e maturidade, também oferece pedras de tropeços. A essas, os jovens são convidados a ter cautela. A sociedade de hoje tem algo diferente, algo que atrai, distrai e destrói os jovens. É um mundo cujos valores evangélicos são exageradamente comprometidos e reduzidos à interpretação pessoal, subjetiva, porém relativa.

Contra as ondas fortes supostamente opostas aos valores do Reino de Deus, os jovens foram chamados a acreditar firmemente mais uma vez no amor do Pai que nos é manifestado na pessoa de Jesus Cristo. A cruz é o resumo do Evangelho de Deus à humanidade, nela Jesus se doou todo por nós. Esse amor é incondicional, inegável, real. Uma vez que temos nossas convicções naquilo que acreditamos, nenhuma tempestade poderá nos abalar, pois, "quem nos separará do amor de Cristo?"

Enquanto os jovens são atraídos pela força de Jesus, nos deparamos também pela força mundana que em muitos casos devora as novas gerações. Os jovens, porém, são chamados a serem sentinelas da manhã, a mudança que se quer no mundo. Pouco adianta querer mudar o outro se não mudarmos a nós mesmos. Essa mudança perpassa pela mudança da nossa atitude, revigorar o nosso ser, confiar em um Deus do impossível.

O lugar privilegiado onde podemos aprender os valores é a família. É indubitável que a família seja o tesouro mais precioso que temos na terra, nela Deus se faz palpável através do amor vivenciado. Podemos andar pelo mundo afora, nos iludir pelos bens aparentes, mas, as nossas famílias estão sempre de portas abertas para receber seus filhos. Eis o amor incondicional; eis a alegria de ser amado apesar do que nós somos.

De volta para casa... para a família
Na tarde do domingo, dia 15, foi celebrada a missa de encerramento. Na sua homilia, padre Valdiran Ferreira dos Santos sublinhou o valor e a dignidade dos jovens, porém sem esquecer o perigo que correm no mundo caracterizado pela mudança constante que nos questiona e nos interpela. Exortando os jovens a conhecer e viver profundamente as verdades de nossa fé, padre Valdiram convidou os jovens a responder ao chamado de Deus em suas vidas, de diversas formas.

Quando o Encontro chega ao fim, abre-se o caminho para a missão: levar aquilo que temos vivenciado e testemunhado aos demais, e de modo todo especial, para as nossas famílias. Os jovens são, portanto, os novos discípulos missionários e soldados de Jesus que ousam escutar e viver a palavra de Jesus, sempre mais impelidos a lançar as redes em águas mais profundas.

Que os jovens no mundo sejam sinais do reino de Deus na terra, o reino de paz, justiça e amor, assim construindo um mundo mais humano e fraterno.

Fonte: Victor Mbesi Wafula / Revista Missões

Deixe uma resposta

seis − 1 =