Juventude da Região Santana se encontra com dom Sérgio de Deus

Mário de Carli e Hortência Novaes

Na manhã de 15 de dezembro na Cúria de Santana realizou-se o encontro da juventude com dom Sérgio. Antes mesmo que ele chegasse, a capela São José já estava tomada pela presença alegre e cheia de esperança de muitos jovens que vieram das várias paróquias e comunidades. Chegaram com suas camisetas, expressando a vontade de viver na radicalidade de Jesus Cristo.

Sob a liderança da coordenação da Pastoral, estiveram presentes vários grupos de jovens: "Fala Sério", "Anjos da Vida", "Jovens Sarados" e "Multidão: Unidos pela Fé", "Canto de Maria" dentre outros. Vieram para acolher, dar as boas vindas e ouvir dom Sérgio de Deus.

Com o texto de Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito-vos: alegrai-vos no Senhor!" o encontro começou com uma oração, reflexão e cânticos. Num videoclipe foram revelados os vários rostos da juventude de Santana.

A coordenação do encontro passou a palavra a dom Sérgio que manifestou sua surpresa dizendo: "que bom! Eu pensava encontrar aqui uns 20 jovens e vejo que há mais de 100". Fundamentou as motivações do encontro ao dizer que "a nossa fé em Deus não é aquela que está na tristeza, na agonia ou no desespero. Nosso Deus é caminho de vida. Ele não tira nossa vontade de viver, nem o entusiasmo do coração de vocês, jovens! Jesus é a causa de nossa alegria. Não nos tira nada, antes, pelo contrário, nos dá mais do que pedimos".

O clima na capela era sereno e tranquilo. O bispo, recém-chegado mostrou aos jovens e às jovens que a atitude da Samaritana que vai ao poço buscar água deve ser a mesma atitude da juventude. "Aproximarmo-nos desse poço que oferece a verdadeira água: Jesus. Ele enche o coração de paz". Chamou os jovens de "meus filhos e minhas filhas". "Sou vosso pai que vem para acolher as vossas necessidades. Eu vos acolho com simplicidade e alegria, sabendo que a vossa vida é caminhada de santidade no meio dos desafios e esperanças". Ao longo de cerca de mais de 40 minutos foi fazendo diversas perguntas sobre os mais variados temas, datas importante sobre a atuação da juventude no Brasil e personalidades da Igreja. Quem acertava a resposta recebia de presente um livro Youcat (Catecismo Jovem da Igreja Católica) ou uma Bíblia. Ao presentear um jovem com uma Bíblia, o bispo incentivou para que a Palavra de Deus fosse lida, conhecida, meditada e vivida, "pois Deus fala de muitos modos, mas sua Palavra é vida, alegria e esperança para vocês, jovens!"

Enquanto assim falava, como se a conversa andasse como canoa em águas tranquilas, comunicou a sua experiência quando era assessor da Pastoral da Juventude. Narrava acontecimentos e peripécias naturais que sucedem no mundo juvenil. Disse-lhes que não ficassem atrapalhados por causa daqueles "pecadinhos" onde muitos jovens se afastam da Igreja. Motivou-os a não olhar para isto, mas para o amor de Deus que tudo perdoa, para entenderem a caminhada de fé, de busca de Deus, dos outros e da santidade. "Não se afastem da Igreja, do grupo de jovens, nem de Deus e nem de ninguém. Cremos num Deus que é amor, acolhe, perdoa e coloca vocês jovens a andarem de pé. É o amor Dele que sempre reconstrói a vida e convida vocês a recomeçarem sempre". Muitas perguntas foram feitas, para que os jovens explicassem ou falassem sobre a Campanha da Fraternidade de 2013, a Jornada Mundial da Juventude, a Semana Missionária, o Advento, o Ano da Fé, a peregrinação a Aparecida, o Pentecostes.

Num terceiro momento do encontro, dom Sérgio sentou-se à mesa e anotava as questões levantadas pelos jovens. Das perguntas surgidas, podemos ver os vários rostos da nossa juventude. Foi um momento agradável para aguçar a curiosidade nas perguntas dos jovens dirigidas ao bispo. Muitas delas giraram em torno de temas como: a comunicação da Igreja com as massas, a violência contra a juventude, as lutas pela paz, as bandas musicais, o que o senhor bispo espera da juventude de Santana, como os jovens podem e devem ser protagonistas na Igreja, a falta de espaços de atuação e de liberdade de agir, a devoção aos santos e a própria caminhada vocacional de dom Sérgio. A todas as questões levantadas, dom Sérgio procurou ser objetivo nas respostas. O desafio da comunicação da mensagem evangélica sempre esteve presente na vida e na missão da Igreja.

As duas Igrejas que mais têm investido na comunicação são as do Brasil e a dos Estados Unidos. Apesar das dificuldades da aceitação da mensagem, a Igreja ainda está entre as primeiras posições de serem ouvidas na sociedade. Nem sempre os meios de comunicação denunciam a violência contra a juventude. Dom Sérgio acentuou a mobilização dos jovens pela paz. Recentemente a caminhada pela paz realizada nas paróquias de São Judas e Nossa Senhora da Livração comprovam que a juventude tem ainda força e capacidade de mobilizar as massas populares. Se as bandas musicais são expressão de uma parcela da juventude, não é suficiente entoar cânticos litúrgicos bonitos, quando também podem revelar a realidade dura da juventude com sua esperança de mudança. É importante abrir os espaços de atuação, dentro dos âmbitos da Igreja, e também na sociedade. Embora haja ainda em alguns ambientes eclesiais um certo fechamento à presença da juventude, dom Sérgio acentuou que é importante ver que nem todos os padres estão aptos para trabalhar com esta faixa etária. Admitiu com sinceridade que não sabe "o que fazer com os padres que não conseguem acompanhar a juventude". Porém, acentuou que o espaço na Igreja se conquista, "com perseverança, com trabalhos sérios, firmes e constantes. É necessário contagiar os demais jovens como Jesus fez: chamou-os um por um pelo nome". E ‘grudar-se' no sujeito - acentuou dom Sérgio. Enfim, fez um apelo para que a juventude deixe de lado suas lamentações, dê a cara na sociedade, uma juventude disposta a viver a sua fé e seu seguimento a Jesus Cristo. Por fim, comunicou a sua trajetória vocacional: do campo à cidade e depois à grande cidade de São Paulo. Deus se utiliza de várias formas para chamar a determinados serviços na Igreja. É a Palavra Dele que transforma aqueles que Ele chama.

O encontro terminou com uma benção solene e uma grande ciranda com o canto "Deus chama a gente pra um momento novo... por isso vem, entra na roda com a gente..." um canto que vislumbra o protagonismo jovem, no compromisso da justiça na construção da Civilização do Amor.

Fonte: Mário de Carli e Hortência Novaes / Revista Missões

Deixe uma resposta

um + 1 =