Lideranças se preparam em Campo Grande para o 13º Intereclesial das CEBs

Cecília de Paiva

Em Assembleia realizada no dia 14 de outubro, domingo, lideranças e representantes das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da arquidiocese de Campo Grande, MS, reuniram-se para uma manhã de formação e de preparação para o 13º Intereclesial. O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida e começou com a missa presidida por dom Dimas Lara Barbosa, junto com a comunidade local.

Após a missa, as lideranças ouviram de dom Dimas o plano pastoral relacionado às urgências da ação missionária, com as perspectivas de ação para a setorização paroquial. Para isso, falou acerca das diferentes situações e características encontradas nas regiões que formam Campo Grande, ressaltando a importante contribuição da caminhada feita pelos Círculos Bíblicos, Santas Missões Populares e Pequenas Comunidades. "A Igreja precisa muito de quem tem experiência como a dos participantes das CEBs para esse trabalho missionário, pois essa é uma tarefa multiplicativa, confiada às paróquias como um todo", disse dom Dimas ao tratar da ação missionária e evangelizadora de toda a Igreja.

Irmã Joana Ortiz, representante do CIMI-MS (Conselho Indigenista Missionário), conduziu os trabalhos de avaliação da caminhada das CEBs em Campo Grande e da elaboração de planejamento para os próximos dois anos. Divididos em grupos de trabalho, as lideranças reuniram-se para fazer as constatações sobre como está a organização das Comunidades Eclesiais de Base nas foranias, paróquias e comunidades, quais as dificuldades atuais e, que indicações o grupo faz para elaborar planejamento que contemple os levantamentos discutidos.

Na plenária geral, os representantes desses grupos expuseram os levantamentos feitos e também falaram sobre o trabalho e dificuldades específicas da forania rural, fizeram a indicação de três nomes para a próxima coordenação arquidiocesana e ainda apresentaram elementos para promover a animação e os estudos do Texto-Base do 13º Intereclesial, evento a realizar-se em janeiro de 2014 em Crato, Ceará.

Fonte: Cecília de Paiva / Revista Missões

Deixe uma resposta

três × dois =