25 anos do 6º Intereclesial das CEBs

Carlos Alberto de Oliveira *

Povo de Deus em busca da Terra da Libertação

O 6º Intereclesial das Cebs aconteceu em Trindade - GO de 21 a 25 de julho de 1986, com o tema "CEBs, povo de Deus em busca da terra prometida". O encontro marcou a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base e proclamou que a "Santíssima Trindade é a melhor comunidade". Momento tão agraciado da caminhada da Igreja particular de Goiânia foi celebrado para fazer memória e partilhar com as novas gerações o jeito de ser Igreja povo de Deus. Em 27 de novembro de 2011, 1º Domingo do Advento, reuniram-se as matriarcas e os patriarcas das CEBs, religiosas, presbíteros, leigos e leigas, jovens, principalmente da Pastoral da Juventude do Meio Popular, formandas e formandos, enfim o povo de Deus que continua em busca da terra prometida, a terra da libertação.

A partir das 8 horas, iniciou-se a concentração no trevo de acesso a Trindade pela Rodovia dos Romeiros. Muitos abraços, sorrisos, ternura, a alegria do reencontro e da acolhida. Muito canto, entre um testemunho e outro de quem esteve presente no 6º Intereclesial. Não tinha como não ser um pouco saudosista daqueles bons tempos... Mas como disse alguém com indignação profética: "Tempo bom é hoje, que estamos construindo a nossa história. Somos agraciados por sermos grupos de resistência às igrejas do mercado e às estruturas opressoras".

Festa das CEBs tem que ter comida, bebida, partilha... Assim partilhamos o lanche com tanta coisa gostosa, com cheiro e sabores diferentes... Foi um belo momento de atualização da multiplicação dos pães que Jesus fez naquele tempo e que continua fazendo hoje quando nos reunimos e colocamos em comum o pouco que temos.

Reanimados com o lanche, iniciamos a caminhada em direção ao Santuário do Divino Pai Eterno. Caminhada penitencial com três paradas para pedir perdão pelo martírio de tantos irmãos e irmãs que lutaram em defesa da vida e enfrentaram a ganância do sistema idólatra a serviço do deus dinheiro. Perdão pela exclusão e concentração de renda. Perdão pelas agressões à Mãe Terra. Na última parada, em frente as rampas de acesso ao Santuário, Dom Tomás Balduíno, bispo emérito da Cidade de Goiás, pediu perdão pela Igreja que trai o Concílio Vaticano II, e não aceita as CEBs nem o protagonismo das leigas e leigos.

O santuário estava quase lotado para a celebração eucarística, presidida por Dom Tomás. Celebrar para as CEBs é celebrar o dom da vida com criatividade. Cantos, danças, símbolos... celebração com o fervor e a animação das comunidades dos meios populares. Na liturgia da Palavra, Lourdes Zavarez, da Rede Celebra, proclamou um texto, memória do 6º Intereclesial como marco na liturgia dos encontros das CEBs. A partir do 6º todos os encontros das Comunidades Eclesiais de Base passaram a valorizar a dimensão celebrativa. As reflexões sobre as leituras e o Evangelho foram partilhadas por Sueli, uma jovem leiga, Ir. Jeane e Frei José Fernandes. Manter-se vigilante, foi o apelo da partilha da Palavra. Um recado de Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, Arcebispo emérito de Goiânia, foi transmitido à assembleia. "O 6º Intereclesial me converteu", disse o querido Dom Antonio.

Antes da bênção final, Mercedes de Budallés Diez, biblista e assessora das CEBs, motivou os presentes a assumirem dois compromissos: reunir-se para estudar e refletir a cartilha que está sendo elaborada a partir de um documento da CNBB sobre as CEBs e, uma vez por ano, reunir as comunidades para celebrar.

Dom Tomás encerrou a celebração com o envio de cada um e cada uma à sua comunidade, a sua missão de ser fermento na massa. Retornamos com as bênçãos do Divino Pai Eterno,com a força do Espírito Santo para continuarmos na caminhada de discípulas e discípulos de Jesus, com a esperança renovada e a certeza de que se calarem a voz das profetisas e dos profetas, as pedras falarão.

* Carlos Alberto de Oliveira é membro da Fraternidade Missionária Carlos de Foucauld.

Fonte: Carlos Alberto de Oliveira

Deixe uma resposta

dois × 2 =