Missão Jovem no sertão nordestino

Valeria da Conceição e Michael Mutinda, Equipe AMV- Bahia.

Encerrou ontem, dia 02 de julho, no centro Mandacaru, mais uma Missão Jovem no sertão nordestino, atividade promovida pelos missionários e missionarias da Consolata que trabalham na Bahia. A Missão teve lugar na Paróquia Sagrada Coração de Jesus, em Monte Santo, cidade com cerca de 50 mil habitantes na região do Nordeste Baiano, a 352 km de Salvador.

O evento que teve inicio, na segunda-feira, dia 27 de junho, contou com a participação de mais de 40 jovens vindos de Salvador, Feira de Santana, Jaguarari e Monte Santo, paróquias sob os cuidados dos missionários da Consolata.

O motivo desta atividade é realizar uma experiência de evangelização com os jovens que já realizaram a Páscoa Jovem, outra iniciativa missionária. Conforme dizia o papa Beato João Paulo II, "a Igreja será Jovem se os Jovens se tornarem Igreja", esta missão jovem tem por finalidade a "Evangelização da Juventude". É uma demonstração de quanto a Igreja se preocupa e olha com carinho para a juventude brasileira. Segundo os organizadores, a juventude evangelizada e organizada, garante a continuidade na transmissão da fé. Isso é de máxima importância para o futuro da própria Igreja. Os jovens de hoje estão abertos a crer e a praticar a fé: eles buscam um sentido para as próprias vidas e é em Cristo onde encontram um porto seguro para as suas vidas. A Igreja os ajuda a alcançar esse objetivo oferecendo os desafios da missão.

A programação.
No dia 27 à tarde, após a chagada, houve momentos de apresentação e integração dos participantes. Cedo no dia 28, às 05 horas da madrugada, os jovens junto com os missionários da Consolata, fizeram uma peregrinação à capela da Santa Cruz, no pico do Monte Santo. A caminhada teve momentos de reflexões bíblicas e orações. Após a celebração eucarística presidida pelo padre etíope Tamrat Markos, houve um momento de formação sobre a realidade da missão em Monte Santo orientado pelo padre queniano Stanley Muriuki, o seminarista queniano James Mwaura, que realiza trabalhos pastorais em Monte Santo e as Irmãs Aurora e Escolástica. Os jovens receberam também o envio missionário para as comunidades,

Entusiasmados pelas palavras de são Paulo, "Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor 9,16) os jovens saíram para fazer a missão em dez comunidades da zona rural. Lá, os jovens trabalharam com jovens e crianças, fizeram visitas missionarias nas casas para os idosos, doentes e necessitados, e ajudaram nas celebrações litúrgicas.

Na sexta-feira, dia 01 de julho, terminando as estadias nas comunidades, todos voltaram a se encontrar no Centro de Mandacaru para uma noite cultural que contou com apresentações da tradição popular como o casamento na roça, danças, desfiles e quadrilhas.

No sábado, (02), houve a avaliação final e a partilha sobre as experiências da missão. Animados pelas palavras do Evangelho, "Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho" (Mc 16,15), todos partiram com emoção mas, cheios de alegria e animo também para continuar a Missão Jovem nas próprias paróquias.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezenove − onze =