XII Capítulo Geral: Missionários da Consolata reafirmam plena comunhão com a Igreja

Jaime C. Patias

Uma missa celebrada junto ao túmulo de São Pedro, na cripta da Basílica em Roma, neste sábado (04), reafirmou a comunhão dos Missionários da Consolata com a Igreja, na pessoa do Santo Padre.

"Fiéis ao Fundador, professamos plena adesão ao Papa, acolhemos em espírito de fé os seus ensinamentos e seguimos docilmente as suas orientações", afirmou padre Aquiléo Fiorentini, Superior Geral, no início da celebração por ele presidida.

Na ocasião padre Aquiléo explicou que, a celebração realizada naquele lugar histórico, teve por objetivo "reafirmar o vínculo da Congregação à obra de Evangelização da Igreja, em cuja missão se encontra intimamente envolvida. O Instituto e cada um dos seus membros distingue-se pelo amor, fidelidade e adesão ao Papa e aos bispos, seguindo as orientações da Santa Sé", destacou o Padre Geral citando as Constituições.

A homilia esteve a cargo do padre Fabrizio Cristarella, da diocese de Nápoles que é Monge da fraternidade monástica de Ruviano, no sul da Itália. O monge foi convidado pela organização do Capítulo para orientar um dia de retiro espiritual que teve como tema o discernimento iniciado justamente junto ao túmulo de São Pedro. Em três meditações, o pregador destacou algumas chaves de leitura bíblica para colocar os missionários capitulares em estado constante de discernimento em preparação à eleição do Superior Geral e seus conselheiros encarregados de acompanhar o trabalho do Instituto nos quatro continentes. Segundo a programação do Capítulo as eleições devem acontecer nos próximos dias.

O XII Capítulo Geral iniciou no dia 09 de maio e encerrará seus trabalhos no dia 20 de junho com uma celebração no Santuário Nossa Senhora Consolata em Turim, norte da Itália.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

cinco × 5 =