Os méritos de um pastor

Geovane Saraiva *

Ana Paula, criatura boníssima, advogada e funcionária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, presenteou-me com o livro "A Voz do Pastor", publicação de autoria da professora Maria do Socorro Pinheiro, que descreve a história de vida do ilustre filho de Russas, Dom José Mauro Ramalho, primeiro Bispo da Diocese de Iguatu. O título da obra foi inspirado no programa radiofônico que leva o mesmo nome, apresentado durante anos, por Dom Mauro. O desejo alimentado pelo homenageado era de escrever um livro sobre sua trajetória de vida, que se concretizou através da mente dadivosa da professora Maria Socorro, tornando realidade o sonho do querido bispo emérito de Iguatu.

As pessoas que acolheram a mensagem do Salvador da humanidade, anunciada por Dom Mauro, no mundo em processo de transformação, a partir do Concílio Vaticano II, foram, com certeza, profundamente marcadas por seu estilo de vida e por sua fé inabalável, nas tristezas e angústias, alegrias e esperanças, saindo de si mesmas, no desprendimento e na liberdade, doaram-se a serviço do reino de Deus.

O livro, A Voz do Pastor, acentua os aspectos sobre a vida e o trabalho do primeiro bispo de Iguatu, D. José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, iniciando-se com a infância do menino Mauro, que nasceu na cidade de Russas, interior do Ceará, e que depois dos estudos rigorosos no Seminário da Prainha, viria se tornar sacerdote aos 23 anos de idade. A partir desse período foram necessários mais 13 anos para que o jovem padre fosse chamado para uma nova missão, quando o Papa João XXIII tomou a decisão nomeá-lo bispo para a Diocese de Iguatu, fato esse, que foi consumado ao ser ordenado bispo dia 06 de janeiro de 1962, na cidade de Aracati, vindo a assumir o posto de primeiro bispo da 5ª diocese do Ceará, em 04 de fevereiro de 1962, na cidade sede de sua circunscrição eclesiástica. Seguiu-se a partir daquele momento, em nosso meio, toda uma trajetória de um homem reto e piedoso, com uma missão evangelizadora repleta de graças e bênçãos do céu, sempre demonstrando zelo pelas coisas sagradas, nunca esquecendo que o reino de Deus tem o seu início já aqui, daí sua preocupação aos apelos da caridade e solidariedade, indo ao encontro dos irmãos carentes e empobrecidos, tão bem expressado no seu lema episcopal, que procurou viver rigorosamente: Reple cordis íntima - enchei o íntimo do coração.

A autora Maria do Socorro, na sua feliz iniciativa, me faz lembrar o querido Dom Benedito Francisco de Albuquerque, hoje bispo emérito de Itapipoca, que quando andava por sua Diocese em visita pastoral, costumava dizer: "O bispo vibra!" Dom Benedito, o bispo vibra com que? Ah! O bispo vibra e se alegre com agricultores, com um bom inverno, com uma boa safra! Mas bispo se alegra e vibra mesmo é com os padres e com as comunidades que procuram se organizar para viver a sua fé, sempre prontas a dar razões motivações suas esperanças (cf. 1Pd 3, 15).Tenho a mais segura convicção, que com Dom José Mauro Ramalho, na sua vida bonita e maravilhosa, de quase 50 anos bispo, com todas as suas realizações, na Igreja do Vaticano II, em processo de mudança renovação, o nosso Dom Benedito se alegra e vibra!

Olhamos para Dom Mauro, totalmente sintonizado com seu irmão no episcopado, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, de saudosa memória, ao afirmar: "Somos afins, na vocação surgida desde a infância e na graça que nos foi concedida. Ambos recebemos a ordenação sacerdotal em 1948, ambos fomos convidados ao episcopado pelo mesmo Papa João XXIII, ordenados bispos em 1962 com diferença de apenas quatro meses, eu a 06 de janeiro de 1962 e Dom Aloísio a 20 de maio daquele mesmo ano". Disse mais: "Fortaleza teve a graça de recebê-lo em 1973 para suceder a Dom José de Medeiros Delgado. Lembro-me, ainda, da satisfação com que os bispos do Ceará, em plena Assembleia de Itaici, fomos convidá-lo a aceitar a proposta para assumir a sede episcopal de Fortaleza, Igreja mãe das Igrejas do Ceará. Tendo-o conhecido desde a primeira sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II em que estreávamos como bispos recém ordenados, o privilégio de sermos Padres conciliares, protagonistas da busca de renovação da Igreja de nossos tempos, eu brincava aquele tempo, sem saber que mais tarde iria vê-lo Arcebispo de Fortaleza, chamando-o de Tomás de Aquino, o grande teólogo da Idade Média, cognominado Doutor Angélico, autor de um profundo estudo - a Suma Teológica"

Na sua generosidade e seu jeito habilidoso de se unir a Deus Pai, vendo-o no rosto do povo que lhe foi confiado, estando bem pertinho e amando-o, coragem e ternura nunca lhe faltaram para falar bem alto da grande novidade na Igreja, que chegava concomitante com sua missão de pastor, a Igreja do Concílio Vaticano II, naquilo que a humanidade desejava ardentemente: uma Igreja servidora, pobre e renovada, com melhores condições de vida e mais dignidade, não só no sentido de falar de esperança, mas ele mesmo quis proporcionar esperança, levando ânimo a sua querida gente. Percebemos com clareza e rendemos graças ao bom Deus pela importância desse bispo e pastor, na história do nosso Estado do Ceará, através dos seus grandes feitos, ao construir, no sertão central, um grande edifício, formado de pedras vivas (cf. 1Pd 2, 4-6), animando-o pela fé e mantendo-o vivo na esperança.

A Opção Preferencial pelos pobres, que a Igreja da América Latina percebeu ser uma exigência daquele momento, diante da injustiça institucionalizadas em que estava estruturada a sociedade, Dom Mauro a compreendeu e assimilou com um senso de solidariedade cristã, não se perdendo em mera explanação verbal, mas procurando colocá-la para si como um programa de vida, através de gestos e atitudes, num esforço de ser a testemunha fiel, tão claramente evidenciada nas letras sagradas do Evangelho: "Servo bom e fiel, como foste fiel no pouco, irei te constituir no muito" (MT 25, 21).

Termino com as palavras vindas do coração generoso de Dom João José Costa, atual bispo de Iguatu: "Um coração que não somente se encheu do Espírito Divino, mas que transbordou. Os que conviveram e ainda convivem com Dom Mauro são agraciados pelo seu ministério e podem testemunhar esta grande verdade". Bendito seja Deus por suas criaturas!

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br
http://twitter.com/pegeovane

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

Deixe uma resposta

4 − 1 =