Documento da II Aty Guasu na Terra Indígena Arroyo Korá

Aty Guasu, Arroyo Korá

Estamos comemorando dois anos de trabalho do conselho do aty guasu!

Nós lideranças tradicionais e políticas, nhanderu e nhandesi, caciques, professores, agentes de saúde, reunidos na segunda Aty Guasu na Terra Indígena Arroyo Korá, nos reunimos dentro do espírito e exigências da Grande Nação Guarani, reunida recentemente em duas importantes Assembléias, em Assunção e aldeia Jaguati, no Paraguai. Assumimos e reforçamos as considerações e exigências feitas nesses dois encontros destacando:

"Que para o Guarani seu território é o lugar onde viviam seus ancestrais e onde se articulam a biodiversidade, a cultura e a espiritualidade...O território e tudo que nele existe são direitos fundamentais aos quais não renuncia e nem renunciará a Nação Guarani por que é parte de sua existência, de sua identidade, de sua vida física, cultural e espiritual" Diante disso as comunidades e povos Guarani exigem a demarcação e respeito a todas as terras e territórios Guarani nos quatro países".

Nós Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, queremos dizer mais uma vez que nosso direito às nossas terras continua desrespeitado, gerando uma situação de violência sobre e em nossas comunidades está levando a uma situação que nós entendemos como a declaração de morte de nosso povo. Isso é um crime contra a humanidade, é um genocídio. Por isso exigimos novamente providencias imediatas dos três poderes para cumprirem suas obrigações com relação às nossas terras. Não queremos continuar sendo objetos de migalhas, enquanto pessoas e grupos nacionais e internacionais, como a industria da soja e da cana, que continuam ocupando e se enricando em nossas terras.

Exigimos a conclusão e publicação urgente dos relatórios de identificação de todas as nossas terras. Não entendemos porque até agora não demarcaram nossas terras. Queremos que o Supremo Tribunal Federal julgue logo os processos que suspenderam a homologação da Terra Indígena Nhanderu Marangatu em 2005 e Arroyo Korá, em 2.009, Yvy Katu em 2011. Que a Funai demarque logo as terras Indígenas Takuara e Jatayvary. Que a justiça a justiça julgue o quanto antes as ações que estão impedindo a continuidade e conclusão das terras que estão em regularização.

Nesta Aty Guasu reafirmamos a importância de fortalecer a nossa cultura, nossas lideranças tradicionais, nhanderu e nhandesi, para que todas as lideranças lutem no mesmo sentido pelos nossos direitos, nosso jeito de ser, se organizar e viver. Queremos rechaçar a grande interferência de muitos municípios nas escolas indígenas, substituindo nossos professores por não índios e impondo calendário e currículo que não respeita e fortalece nossa cultura.

Conclamamos os professores indígenas que lutem para não deixar nossas escolas retrocederem e voltarem a ser instrumento de dominação e destruição da nossa cultura. Que os professores assumam e participem sempre mais do movimento da Aty Guasu.

Foi decido que o aty guasu acompanhe o movimentos dos professores no repasse do recurso e nas decisão do território étnico educacional de MS.
Nas assembléia foi decido que tenha formação continuada para os agente de saúde indígena guarani kaiowá.

Consideramos muito importante o esforço das mulheres e dos jovens de se articularem parra participar melhor e com mais força no Movimento Guarani Kaiowá, especialmente na luta pela terra e nossa autonomia. As kuña-mulheres tiveram um papel muito importante nesta Aty Guasu, damos toda a força para a realização de uma Aty Guasu das Kuña. Esperamos que isso possa acontecer em breve. Também vimos com grande preocupação a situação cada vez mais difícil dos nossos jovens. Por isso saudamos e vemos com esperança a articulação que eles estão fazendo, inclusive de realizar uma Aty Guasu dos Jovens.

Queremos seja respeitado todas as decisão que foi tomada no aty guasu.

Quanto política indigenista queremos dizer que apesar da intenção de melhorar a proteção de nossos direitos e assistência sem tutela, lamentamos que a burocracia esteja muitas vezes piorando a situação ao invés de melhorar conforme anunciado. Vamos continuar pressionando a Funai e o governo conforme garante a Constituição.

Nos unimos a todos os nossos irmãos indígenas, povos originários, em solidariedade e apoio em suas lutas e resistência por manter sua terra, sua identidade e sua cultura".

Aty Guasu, Arroyo Korá, 30 de abril de 2011

Fonte: Aty Guasu, Arroyo Korá

Deixe uma resposta

quatro × três =