A Páscoa do Planeta Terra

Canísio Klaus *

Durante as cinco semanas da quaresma fomos incitados a nos preparar para as celebrações da Semana Santa. Fizemos isso através da oração, penitência e prática da caridade. A Igreja Católica no Brasil nos propôs que fizéssemos a preparação com os olhos voltados para a natureza. A Igreja reconhece que o fenômeno das mudanças climáticas que está ameaçando a vida no Planeta Terra, é causado, em grande parte, pelo ser humano que deixa de "cultivar, organizar e cuidar" da obra criada por Deus.

Na Semana Santa que iniciamos no Domingo de Ramos, somos convidados a aprofundar a nossa conversão, acompanhando Jesus Cristo em seus últimos momentos de sua vida mortal.

Desde que Jesus entrou na cidade de Jerusalém, começou a sua paixão. Frustrado com a reação das autoridades judaicas, ele derramou suas lágrimas sobre a cidade que não soube acolher Aquele que estava trazendo a paz (Lc 19, 41-42). Na quinta-feira santa, na derradeira janta com seus amigos, Jesus deixou seu testamento: "Amai-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,34-35). O pão partido é sinal de sua presença em meio à humanidade: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim" (Lc 22, 19).

A sexta-feira santa marca a paixão e morte de Jesus. A Aquele que viera para que todos tivessem vida plena (Jo 10,10) foi negada a vida terrena. Incitada pelos chefes dos judeus, a multidão, aos gritos de "crucifica-o - crucifica-o", pediu a morte do Redentor da Humanidade. Pilatos, num extremo gesto de covardia, lavou as mãos e entregou Jesus para que fosse crucificado.

Após o silêncio do sábado santo, a força de Deus se manifestou com a ressurreição de Jesus. Para as pessoas de fé, a derradeira palavra não é de morte, mas sim de vida. Jesus Cristo não mais está morto, "mas reina vivo". Porque "ressuscitou de verdade, Ele caminha à frente dos seus", conduzindo-os a uma vida nova.

Que as comemorações desta Semana Santa nos animem no compromisso de trabalhar para que acabem os gemidos da criação, e que o Cristo "alfa e ômega, princípio e fim" possa estabelecer sua morada entre nós.

Que tenhamos uma feliz e abençoada Páscoa!

* Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul - RS.

Fonte: Canísio Klaus

Deixe uma resposta

4 × cinco =