Termina o Primeiro Módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral no CCM, em Brasília

Revista Missões *

Terminou ontem, dia 16 de fevereiro, o Primeiro Módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral no Centro Cultural Missionário - CCM, em Brasília. Nos últimos três dias de estudos o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, apresentou o tema "Pedagogia do Anúncio Querigmático: o ministério do anúncio do Evangelho, da catequese e da teologia".

"Tenho na minha família alguém de outra igreja? O que o fez mudar?", perguntou o assessor aos cerca de 50 participantes. Após um momento de partilha surgiram respostas como a falta de convicção, relacionamentos com pessoas de outras igrejas, a monotonia da Igreja católica e a falta de respeito com o outro no acolhimento e o testemunho. Em seguida, padre Sávio faz referência ao Documento de Aparecida (nº 395, 396,397) para mostrar que tudo o que é diferente de Jesus nos afasta dele. Sobre a Economia neoliberal, disse. "Tudo é mercado, ata a religião vira mercado", argumentou apresentado como alternativa o Reino de Deus.

O assessor apresentou ainda dez passos para uma boa evangelização:
1. O destinatário da evangelização é o próprio missionário;
2. É preciso procurar Jesus onde ele está, em espírito de extrema pobreza;
3. Ser hóspede e se fazer hóspede. Jesus disse: "Ide!". Hóspede não se atreve a dar palpites sobre onde ir;
4. Ter sempre em mente a solidariedade - ser solidário significa estar atento;
5 Não jogar a Palavra de Deus sobre as pessoas. A pior coisa que o missionário poderá fazer é dar respostas para aquilo que não foi perguntado. Ele deve ser o primeiro a provocar perguntas questionamentos;
6. Cuidar com as falsas imagens de Deus;
7. As resistências são dons de Deus;
8. Não crer com a mente;
9. Não ter receio de pedir ajudar. É bom depender dos outros, não somos absolutos;
10. Ir a outras margens;

"O que está acontecendo com a Igreja?" perguntou ainda padre Sávio. "Não sejamos indiferentes. Nossa pregação deve provocar inquietudes, preocupações. Não podemos desanimar, nem recuar, mas sim dar toda nossa energia e vitalidade", afirmou. "Diante de tudo o que acontece com nossas crianças não podemos mais ficar indiferentes. Estamos diante de uma luta entre o Reino de Deus e o reino de cão. Muitas vezes fruto da religião do mercado", concluiu.

No final dos trabalhos, o diretor do CCM, padre Estevão Raschietti, SX, fez seus agradecimentos e o envio, concluindo o primeiro módulo do Curso. Devido à procura o CCM está promovendo uma segunda edição desse módulo, nos dias 11 a 21 de maio. As inscrições estão abertas. WWW.ccm.org.br

*Colaborou Marina Cardoso, do Comire, Teresina - PI.

 

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

4 + quinze =