Ano Novo

Maria Regina Canhos Vicentin *

Estamos diante de um novo ano. Que maravilha! Podemos novamente tentar acertar fazendo tantas coisas de modo diverso. Dou uma sugestão que considero útil. Podemos começar 2011 assumindo nossos sentimentos, sejam eles quais forem, sem nos exigirmos carinha sorriso o tempo todo. Estranhou? Tudo bem. Fique sossegado. Eu sei que andam dizendo para nós que precisamos ser felizes a qualquer preço, mas isso não é verdade.

Obviamente, você não acreditou que alguém pudesse ser feliz o tempo todo, ou acreditou? A alegria faz parte da vida, assim como a tristeza. É preciso saber acolhê-las quando vêm; sorver o aprendizado que nos trazem, e despedi-las para que as emoções possam se renovar em nós. É assim que crescemos. Ninguém amadurece apenas com alegrias. As tristezas são necessárias e desempenham papel fundamental em nossa formação. Assim, desejo que este novo ano seja um ano de aprendizado, um ano verdadeiro, ainda que para isso necessitemos derramar algumas lágrimas.

Desejo também um 2011 de sucesso para todas as pessoas. Não aquele sucesso que a mídia prestigia: dinheiro, fama, poder... Mas, o sucesso de sermos reconhecidos como valorosos em nosso ambiente de trabalho, de sermos respeitados pelas pessoas, de sermos amados pela família e pelos amigos. Desejo o sucesso de enfrentar corajosamente os desafios de uma nova tarefa sem nos acovardar, confiantes que o êxito virá, pois nós o merecemos.

2010 foi um ano difícil para muita gente. Para mim também foi trabalhoso. Podemos virar a página justamente agora. Podemos fazer novas escolhas para colhermos novos resultados. Se erramos, agora vamos acertar. Sejamos perseverantes. A esperança é a luz que nos guia, iluminando as portas de 2011. Temos fé. Somos um povo guerreiro. Podemos cair, mas nos recusamos a permanecer caídos. Lutamos pelo que achamos justo, nobre e bom.

Gostamos da natureza e por isso a tratamos com respeito, investindo na preservação ambiental. Abominamos a violência, assim optamos por educar nossos filhos com amor e compaixão, ensinando a importância da solidariedade para com todos e da caridade para com os mais necessitados. Deixamos para trás crimes como a pedofilia, o tráfico de drogas e o homicídio, pois aprendemos a valorizar a vida humana, principalmente observando inocência de nossas crianças.

O futuro está em nossas mãos. Quiçá Deus possa ouvir as nossas preces e nos conceder um 2011 abençoado. Lembrando sempre que Ele não tem outros braços que não sejam os nossos (os meus e os seus), de modo que essa transformação depende de nós e de nossas escolhas. Um feliz ano novo para todos nós!

* Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora. Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br.

Fonte: www.mariaregina.com.br

Deixe uma resposta

nove + 10 =