Jornada Mundial da Juventude

Patrick Oliveira Urias *

Neste ano de 2010, celebram-se os 25 anos desde que, em 1985, o papa João Paulo II escreveu uma carta aos jovens do mundo inteiro anunciando a instituição da Jornada Mundial da Juventude - um encontro anual para os jovens crentes de todo o mundo. A cada ano um tema específico é abordado, sendo que a cada três anos acontece a celebração internacional da Jornada, como a de Sidney, Austrália, em 2008. Esta experiência, segundo Bento XVI, "foi uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, descobrir a beleza da Igreja e viver experiências fortes de fé que levaram muitos à decisão de doar-se totalmente a Cristo". A mensagem do papa Bento XVI aos jovens, neste ano, fala do encontro de Jesus com o jovem rico. Esta 25ª. Jornada segue a história do relacionamento e cuidado da Igreja com a pessoa do jovem, suscitando nossa reflexão e já nos preparando rumo ao próximo Encontro Mundial dos Jovens, que acontecerá em agosto de 2011, em Madrid, Espanha. Milhões de jovens do mundo inteiro terão suas vidas marcadas pela bela experiência de partilhar sua fé no desafio e riqueza da pluralidade de raças, línguas e nações, experimentando a possibilidade real da construção de uma civilização de amor, de justiça e paz, sem preconceitos ou barreiras. Ali se descobrirá em cada olhar, em cada sorriso, a universalidade da linguagem do amor.

Bom Mestre, que devo fazer?

Com o desejo de estarmos em comunhão com as juventudes do mundo inteiro e para já nos prepararmos para esta celebração em 2011, aproveitamos este tempo para aprofundar as reflexões propostas pelo papa sobre o tema deste ano: "Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" (Mc 10, 17).
Bom Mestre, que devo fazer...? Hoje, numa realidade bem distinta, o/a jovem que faz a pergunta a Jesus é você! Tantos séculos depois, este é ainda um questionamento que continua sendo um clamor das juventudes que anseiam por vida e esperança, desejando ajustar seus sonhos às possibilidades oferecidas pela sociedade atual. Muitas vezes os jovens vão seguindo como que perdidos ou sem rumo, sempre se perguntando e buscando respostas para seus anseios de vida, vida plena, vida eterna, que se refletem neste mundo como uma vida mais humana e fraterna, sendo que o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, aquele mesmo que olhou e teve afeição pelo jovem, haverá de iluminar o caminho e trazer novo sentido à vida de nossas juventudes.
Neste contexto, somos convidados a refletir - e a partir de agora o faremos juntos - diversos aspectos deste episódio evangélico: 1) o encontro de Jesus com o jovem, 2) o olhar de amor lançado sobre ele, 3) a descoberta do projeto de vida, 4) o chamado ao seguimento, 5) a orientação para a vida eterna, 6) a importância dos mandamentos e, por fim, 7) a necessidade que a Igreja e o mundo têm dos jovens.

* Patrick Oliveira Urias, omi, é estudante de teologia na Escola Dominicana de Teologia (EDT), em São Paulo.

Publicado na edição Nº06 - Julho/Agosto 2010 - Revista Missões.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

seis − 5 =