Comunicação a serviço da evangelização

Neusa Carmen

"É hora de despertar para o processo formativo, sistemático, progressivo e permanente na utilização da multimídia para proclamar o Evangelho".

Aconteceu no dia 14 de setembro, na Comunidade Santa Helena, Paróquia Santa Margarida, localizada em Santa Felicidade, Curitiba, PR, um curso de comunicação promovido pelo Instituto Missões Consolata - IMC e pastorais. Os trabalhos foram assessorados pelos padres Cilto José Rosembach, da Associação Cantareira, arquidiocese de São Paulo e Jaime Carlos Patias, IMC, da revista Missões.

Participaram dos trabalhos 35 pessoas entre padres e seminaristas, missionários da Consolata atuando em Curitiba e Cascavel, PR, e lideranças das cinco comunidades da paróquia Santa Margarida. O estudo faz parte da formação permanente nos grupos regionais da Congregação e prevê, no mês de setembro, encontros em São Paulo, Curitiba e Salvador na Bahia. Os participantes se dispuseram a aperfeiçoar técnicas de comunicação para enfrentar o medo de falar em público, melhorar a respiração, a dicção e aprimorar a comunicação na liturgia. A presença das lideranças contribuiu para assumir uma nova postura frente à comunicação e o uso dos meios nas celebrações e pastorais.

Para padre Cilto José, que é mestre em comunicação com especialização em rádio, o trabalho realizado foi muito positivo e mostrou que ainda há muito para se fazer. "Hoje conseguimos despertar o apetite com relação à comunicação para qualificar o trabalho de evangelização", avaliou o assessor.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

cinco × 4 =