Moçambique: missionários da Consolata em ???Missão digital

Diamantino Guapo Antunes, IMC

Na era da globalização, a Internet é um meio de comunicação incontornável. Os Missionários da Consolata em Moçambique estão investindo nas novas tecnologias no contexto da "missão digital".

Entre os primeiros a apostar na comunicação via internet estão o Centro Catequético do Guiúa, diocese de Inhambane e a Paróquia de Santa Isabel de Guíua, no sul do país. Depois de uma primeira experiência com um blog da Paróquia (http://paroquiadoguiua.blogspot.com) o Centro Catequético do Guiúa decidiu criar uma página na Internet (www.centroguiua.com), com um caráter mais formal e institucional. Tem apenas um ano. Esta nova e potente "janela" permite uma melhor divulgação da informação a todos os interessados em notícias do Centro Pastoral do Guiúa, da paróquia de Santa Isabel, da Diocese de Inhambane e da Igreja Católica em Moçambique.

O site oferece ainda informações sobre a equipe missionária e o programa de atividades; sobre o Centro Catequético e o SAP (Secretariado de Ação Pastoral Diocesana). Como uma missão nunca vive sozinha, mas inserida no seu ambiente, a página divulga também informações sobre a diocese de Inhambane e o seu bispo, dom Adriano Langa; história da diocese; as suas paróquias; a Cáritas diocesana e o seminário São Lucas.

Mais recentemente, também a Região dos Missionários da Consolata em Moçambique criou a sua página Web. www.consolatamz.com/consolata. No site encontra-se informação sobre o Instituto Missões Consolata - IMC, a nível internacional, nacional e local. Aí se podem obter os contatos e conhecer as atividades das 15 comunidades IMC existentes em Moçambique e, naturalmente, da casa regional.

O site do IMC em Moçambique divulga também os vários projetos desenvolvidos nas Missões, nas áreas da Educação (promoção da Humana em Geral; promoção da Criança, promoção do Jovem e promoção da Mulher), Saúde (Centros Nutricionais; Acompanhamento de doentes e Apoio a Pobres e Idosos) e Evangelização (Cursos Diversos, Infra-estruturas, traduções e publicações) permitindo entrar diretamente em contato com as comunidades onde se realizam os vários projetos. São dadas notícias, divulgada a Animação Missionária e Publicações.

Trata-se de pôr as novas tecnologias ao serviço da evangelização, como fez São Paulo, "o grande comunicador que soube usar os meios do seu tempo". Do mesmo modo, também hoje proclamamos o Evangelho através das novas tecnologias de informação e comunicação.
Como Paulo, os Missionários da Consolata dão entrada no "areópago" moderno: a Internet, para anunciar um Deus sempre próximo e vizinho.

 

Fonte: www.it.ismico.org

Deixe uma resposta

2 + catorze =