Os cuidados da quaresma

Sinésio Bohn *

É costume dizer que a quaresma, o tempo de preparação para a Páscoa, é tempo de penitencia: de jejum, de esmola, de oração. Talvez hoje se deva dizer que é tempo de cuidado.

Primeiro, cuidado da natureza. Estamos acostumados a ler a Palavra de Deus. Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: "Crescei, multiplicai-vos e enchei a terra. Todos os animais da terra vos temerão e respeitarão: aves do céu, répteis do solo, peixes do mar, estão em vosso poder" (Gen 9, 1-2).

A humanidade começou a destruir a natureza em vista do mercado, do lucro. Sempre se diz que o ser humano é colaborador de Deus na criação. Não para destruir a criação, mas para cultiva - lá e cuida - lá.

E mais: a ideia de que o ser humano tem domínio absoluto sobre a natureza, desencadeou nele uma racionalidade sem ternura e o lado selvagem dos sentimentos. E assim vai-se rompendo a harmonia entre as pessoas e a natureza. A natureza ferida se volta contra a humanidade. É só ver os terremotos, tempestades, enchentes e o clima inconstante.

Um célebre filósofo (Schopenhauer) afirmou: "Nesta terra os animais vivem no inferno e seus demônios são os seres humanos". A Páscoa é a vitória de Jesus sobre o mal e a morte. Quem sabe, como colaboradores de Deus na obra da criação, nós vamos cuidar da natureza para manter a convivência harmônica entre a humanidade e nosso belo planeta!

A penitência quaresmal requer também o jejum. Visa primeiro a conversão do coração, a orientação de toda a vida para Deus. Mas o jejum agradável a Deus implica também no cuidado dos pobres, excluídos e abandonados. Inclusive na defesa do direito e da justiça.

E a esmola? Nos convida a imitar a misericórdia de Deus para com o próximo, a quebrar nosso orgulho e a inveja e a partilhar nossos dons espirituais e materiais.

Finalmente, é o cuidado com a espiritualidade, a vida de oração. É o respiro da alma. É o acesso à Palavra de Deus, aos sacramentos da Igreja, á oração pessoal e comunitária. É o cuidado com nosso interior para termos harmonia, paz e um coração feliz. Pois, como diz alguém (Friedmann), "quem não se encontra, nunca está em casa".

[Publicado no INFORMATIVO DIOCESANO. Diocese de Santa Cruz do Sul - Fone: 3713.3733 - E-mail: mitra@mitrascs.com.br - Ano: 2010 - Número: 11 - Data: 13/03/2010].

* Bispo de Santa Cruz do Sul

Deixe uma resposta

4 × um =