Grande Porto Alegre pronta para o Fórum Social 10 Anos

Jaime Carlos Patias, revista Missões no FSM 10 Anos, em Porto Alegre.

O Fórum Social Mundial - FSM nasceu e alcançou todos os continentes. No ano em que completa dez anos, o evento realiza, entre os dias 25 e 29 de janeiro, uma intensa atividade comemorativa, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que vai se desdobrar em fóruns locais e regionais, em diversos países. As atividades do Fórum Social 10 Anos serão o começo das ações, que culminarão em 2011 no FSM de Dakar no Senegal, África, sendo este o próximo evento centralizado, à exemplo do que aconteceu em 2009 em Belém, no Pará.

Segundo o empresário Oded Grajew, um dos idealizadores do FSM, a ideia começou a ser gestada no ano 2000, quando foram feitos os primeiros contatos com personalidades brasileiras e estrangeiras sobre a realização de um grande foro mundial de debates sociais. Era o auge do neoliberalismo, defendido como modelo para levar o mundo à prosperidade. Ao concentrar as forças para concretizar o Fórum, em 2001, o grupo teve de enfrentar contrariedades, como a do então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, que chegou a comentar que se tratava de um bando de retrógados buscando voltar à era pré-industrial.

Em 2001, cerca de 20 mil pessoas se reuniam em Porto Alegre, na construção de "um outro mundo". A grande mídia ignorou o feito não dando espaço para mostrar a novidade. Surgia ali o FSM, que tinha como objetivo desfazer a dominação das regras econômica impostas pelos países mais ricos no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).

Com o passar dos anos, o FSM se firmou e conquistou espaço nacional e internacionalmente, com participação crescente de pessoas e multiplicação de Fóruns Regionais, Nacionais e Locais em diversas partes do mundo. Em 2009, nove anos após a primeira edição do FSM, Belém, no Pará (Brasil), recebeu 150.000 participantes. Uma demonstração de gente unida no propósito e pensamento de que um mundo melhor e mais justo é mesmo cada vez mais urgente.

O processo permanente do Fórum tornou-se um ótimo instrumento para que organizações e movimentos sociais busquem sua articulação e união diante da ideologia capitalista neoliberal em crise, mas que ainda domina inteiramente corações e mentes em todo o planeta. Contudo, há ainda muitas regiões do mundo, especialmente na África e Ásia, em que o processo Fórum ainda não chegou a ter uma presença significativa.

Para os organizadores, o desafio é o de conseguir que prevaleça a visão de conjunto e de longo prazo, apesar da extrema urgência da mudança. Muitas vezes a angústia por resultados palpáveis leva a tomar caminhos que podem se bloquear mais adiante. A experiência dos dez anos de caminhada, no entanto, fortalece e continuidade do processo.

FSM no Mundo
I Fórum Social de Economia Solidária e I Feira Mundial de Economia Solidária.
Local: Santa Maria e Canos (Grande Porto Alegre), de 22 a 24 (Santa Maria) e 25 a 29 (Canoas).

6º Fórum Mundial de Juízes
Local: Porto Alegre, RS, de 22 a 24 janeiro.

Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha
Local: Bento Gonçalves, RS, de 22 a 24 de janeiro

Acampamento Internacional da Juventude 10 Anos - Os Movimentos em Movimento
Local: Lomba Grande - Novo Hamburgo, RS, de 23 a 29 de janeiro.

Fórum Social Tóquio - "Get together, Talk, and Go! - Another World is Possible!"
Local: Tókyo Korean YMCA, dia 24

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre - Seminário 10 Anos Fórum Social Mundial
Local: Grande Porto Alegre, RS, de 25 a 29 de jeneiro

Direito e justiça - Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Seminário de Preparação Rumo a Dakar, Senegal.
Local: São Leopoldo, RS, de 26 a 28 de janeiro

2º Fórum Social Local do Atlântico
Local: Kpomassé, Benin, de 28 a 31 de janeiro

Fórum Social Mundial Madri 2010
Local: Madri, Espanha, de 28 a 31 de janeiro.

Fórum Social Tcheco
Local: Prague, Brno, Usti nad Laben, República Tcheca, de 29 a 30 de janeiro.

Fórum Social Temático da Bahia
Local: Salvador, de 29 a 31 de janeiro

5º Feira Livre de Stuttgart - Grande Festival - Plataforma da Sociedade Civil
Local: Stuttgart, Alemanha, de 29 a 31 de janeiro

Fórum Social Catalão
Local: Barcelona, Catalunha, Espanha, de 30 a 31 de janeiro

Fórum Social Expandido das Periferias
Local: Loteamento Dunas, Pelotas - RS de 3 a 6 de fevereiro.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

10 − dois =