Mês da Bíblia

Dom Sérgio Eduardo Castriani

Neste mês de setembro, mês da Bíblia, somos convidados a intensificar a nossa Pastoral Bíblica. O que isto significa?

Em primeiro lugar colocar o anúncio da palavra, através da leitura, proclamação e meditação em todas as nossas celebrações, encontros, catequese, reuniões, liturgias. A proclamação da Palavra deve estar no centro de nossa ação pastoral e litúrgica. Em nenhum momento ela deve estar ausente.

Em segundo lugar devemos aprofundar nosso conhecimento da Bíblia nos grupos de reflexão, nos cursos bíblicos, no Ajuri da Palavra de Deus.Em terceiro lugar, é preciso ler a Bíblia todos os dias. Uma boa maneira de fazê-lo é lendo as leituras de cada dia, se não as duas, ao menos o Evangelho. Ler muitas vezes o texto, imaginar aquilo que ele conta e descreve, meditá-lo, fazendo a ligação com a vida, pedir perdão porque a Palavra nem sempre é luz dos nossos caminhos, mas também agradecendo a Deus pela sua ação na criação, na história do mundo e na vida das pessoas.

Façamos também um esforço para que todos os católicos adultos tenham a sua Bíblia. Quando for dar um presente, dê uma Bíblia. Nas capelas e Igrejas, que a mesa da Palavra tenha destaque. Façamos as leituras sempre da Bíblia ou dos lecionários, nunca dos folhetos que devem ajudar mas não substituir o Livro Sagrado.
Temos caminhado muito neste sentido, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não retrocedamos.
Novenas, devoções pessoais, culto aos santos, ajudam, mas não podem substituir a Palavra revelada, que afinal das contas é o próprio Cristo.

Iluminemos as nossas devoções com a Palavra de Deus. Padres, diáconos, religiosos e religiosas, bem como todos os leigos, tem uma forma litúrgica e bíblica de rezar a sua disposição: a liturgia das horas e o oficio das comunidades. Não desperdicemos esta riqueza.

Que a Palavra seja a lâmpada que ilumina nossos caminhos. Uma pastoral bíblica vigorosa e ousada é o melhor caminho de renovação de nossas comunidades e de nossas vidas pessoais.

* bispo da Prelazia de Tefé

Deixe uma resposta

onze + dezoito =