Rumo ao IV Fórum Social Mundial das Migrações

Luiz Bassegio e Luciane Udovic *

Dando continuidade ao processo de preparação do IV Fórum Social Mundial das Migrações que acontecerá em Quito (Equador) de 9 a 12 de outubro de 2010, reuniram-se nesta ultima quinta feira, 20 de agosto, representantes de diversas organizações sociais, movimento popular, sindical, pastorais sociais, associações de imigrantes, pesquisadores e estudiosos para iniciar as discussões e encaminhamentos de fortalecimento e consolidação de uma agenda de trabalho comum entre as organizações brasileiras de defesa dos direitos dos migrantes.

Paulo Illes, do Centro de Apoio ao Imigrante/SPM coordenou a mesa apresentado os objetivos desta primeira reunião do "Comitê brasileiro do Fórum". "Queremos debater as diretrizes e eixos transversais da migração no Brasil para um fortalecimento da articulação das forças sociais, movimentos, igrejas, sindicatos e organizações da sociedade civil em vista da promoção de atividades integradas no marco do IV FSMM, em Quito, Equador, outubro de 2010".

Luiz Bassegio, coordenador continental do Grito dos Excluídos/as e membro do Comitê Internacional do FSMM fez parte da mesa retomando o processo histórico que originou o Fórum Social Mundial, os Fóruns regionais e temáticos destacando especificamente todo o processo do Fórum Social Mundial das Migrações, que teve sua 1º edição em Porto Alegre, Brasil, em 1995. Também trouxe os informes e encaminhamentos da primeira reunião do Conselho Internacional do IV FSMM, realizada em Las Palmas de Gran Canária, em julho passado. "A nova secretaria já está estruturada e em funcionamento com sede em Quito , bem como o Comitê Nacional do Equador, composta por diversas organizações que já vem se reunindo e propondo temas para serem debatidos como eixos do próximo FSMM".

Padre Antônio Garcia, secretário executivo do Serviço Pastoral do Migrante destacou a importância deste primeiro encontro rumo ao IV Fórum no sentido de "sairmos com uma agenda de trabalho comum fortalecendo assim a luta dos migrantes".

Com uma representatividade muita rica de entidades e organizações que trabalham no contexto migratório, o debate em torno dos eixos e temas permitiram apontar muitas sugestões para serem encaminhadas ao Comitê Internacional. Trabalho pobreza e migração; Direitos; Integração dos povos; Contradições e riscos da Globalização; Migração e Detenção; Fronteiras e Gênero foram temas amplamente debatidos e defendidos pela maioria das organizações presentes.

Quanto ao slogan do FSMM, Luciane Udovic, da secretaria Continental do Grito e do Programa Justiça Econômica, defendeu que é importante o Fórum criar uma identidade permanente tendo sempre um único lema, com temas mais específicos e conjunturais a cada edição. Neste sentido propôs como Lema e tema para o IV Fórum Nossas Vozes, Nossos Direitos: Pela Integração dos Povos. "Nossas vozes, nossos direitos porque reforça o protagonismo dos migrantes na defesa e luta por seus direitos básicos de cidadania: saúde, trabalho, educação, moradia, identidade etc. O tema da Integração dos Povos se faz presente com muita força hoje, já que vivemos um momento muito importante no que diz respeito às alternativas de integração dos povos desde a visão dos movimentos sociais. O fracasso do modelo neoliberal na America Latina, os protestos e levantes populares e as lutas de resistência tem sido acompanhada por um debate profundo em busca de novas alternativas como a construção de uma nova integração desde a base dos povos; com solidariedade e propostas concretas nos âmbitos social, político, econômico e cultural."

Também foi acordado na reunião que as entidades brasileiras buscarão organizar uma tenda única no Fórum que será um ponto de referência para venda de materiais, apresentação dos trabalhos e atividades das entidades, movimentos e pastorais, possibilitando assim não apenas uma maior visibilidade, mas fundamentalmente para ser um sinal de unidade de luta na defesa dos direitos dos migrantes.

Estas e outras sugestões apresentadas em comum acordo entre o comitê brasileiro serão encaminhadas no próximo encontro do Comitê Internacional do FSMM marcada para acontecer em Quito no mês de novembro.

* Secretaria Continental do Grito dos Excluídos/as

Deixe uma resposta

seis − 5 =