Disponibilidade para pregar o Evangelho

Edson Assunção *

“A fim de que as Igrejas católicas de recente fundação, gratas ao Senhor pelo dom da fé, estejam prontas a participar da missão universal da Igreja, oferecendo sua disponibilidade a pregar o Evangelho em todo o mundo.”

Com estas palavras o Papa Bento XVI propõe-nos a intenção de oração missionária para o mês de maio de 2009. São palavras densas de significado, que vale a pena refletir.

Não só as Igrejas Católicas de antiga fundação (como é o caso da Europa) devem sentir-se responsáveis pela missão universal, mas toda a Igreja, inclusive naqueles lugares onde foi implantada a menos tempo, como é o caso das Américas (já com 500 anos), e também da África e Ásia, onde existem comunidades ainda bem jovens (algumas até com menos de 50 anos!). Todos devemos participar da missão universal da Igreja, de levar o Evangelho “a todas as criaturas”, “até os confins da terra”. Além de ser uma obrigação imposta por Jesus, é sinal de maturidade e gratidão ao Senhor pelo dom da fé recebida, dom este que não podemos guardar só para nós. “A fé se enriquece dando-a”, dizia João Paulo II na Redemptoris Missio.

Daí que não podemos dizer que temos pouco e não podemos dar, que nos faltaria ou coisas assim. Todos podemos e devemos “dar de nossa pobreza” (Puebla 386). É uma questão de disponibilidade, de generosidade. Mas também uma questão de consciência católica (isto é, consciência missionária). Precisamos trabalhar bastante este aspecto de conscientização, em todos os níveis de Igreja, começando pelos bispos até ao mais simples e desconhecido fiel, pois ainda estamos muito pré-ocupados com nossas carências particulares e não vemos que há lugares que precisam muitissimamente mais que nós. Deus, com certeza, não deixará faltar pessoas e recursos materiais àquelas Igrejas que se disponham a cumprir o mandato missionário. Como dizia São Francisco de Assis, “é dando que se recebe”. Que cada um de nós, juntamente com nossas comunidades locais, nos disponhamos á generosa gratidão pelo dom da fé que recebemos.

* Edson Assunção é padre, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária – IAM.
Fonte: POM - Pontifícias Obras Missionárias

Deixe uma resposta

17 − dezessete =