Os Números do XVI Congresso Eucarístico Nacional

Mário de Carli, em Brasília

O XVI Congresso Eucarístico Nacional - CEN que iniciou ontem a noite, dia 13, com uma missa na Esplanada dos Ministérios, conta com 1.900 inscritos nos simpósios, dos quais, cerca de 900 para o Simpósio de Bioética e cerca de 1.000 para o de Teologia. Os dois simpósios acontecem na Sexta-feira e Sábado, dias 14 e 15, na qual, a partir da temática do CEN, os participantes refletirão sobre questões relevantes e atuais do cenário político-social brasileiro. Os trabalhos serão realizados através de conferências, oficinas e painéis de debate.

A "Missa da Solidariedade" é um dos destaques do CEN
Hoje, dia 14 de maio, o programa prevê uma Missa de Solidariedade com os Excluídos e, em especial, com os Catadores de Materiais Recicláveis e Moradores de Rua, às 10h30 no Santuário Nossa Senhora de Fátima - Asa Sul. Segundo a assessória de Imprensa do Congresso, esta missa foi um pedido particular do Cardeal dom Cláudio Hummes - enviado especial do Papa Bento XVI e prefeito da Congregação para o Clero.

Após o almoço será servido um almoço beneficente para 1.300 pessoas. Os presentes terão ainda a oportunidade de tirar documentos, cortar o cabelo e barba, fazer teste de glicemia, verificar o tipo sanguíneo, obter assessoria jurídica, entre outras atividades. Estas cortesias são resultados de parcerias realizadas entre a Comissão de Saúde do CEN e as Faculdades Integradas - UPIS contando também com a ajuda de voluntários.

O que é um Congresso Eucarístico?
O Congresso Eucarístico Nacional é um dos momentos em que representantes de todas as dioceses do Brasil se reúnem pra momentos intensos de reflexão e celebração da Eucaristia. É um evento que acontece em média a cada cinco anos. O último aconteceu em julho de 2006 na Arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina e o primeiro aconteceu em Salvador na Bahia em 1933. O de Brasília é o XVI.

Um Congresso Eucarístico possui três objetivos fundamentais: aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; prestar culto público e solene do Santíssimo Sacramento (Eucaristia) e manifestar a universalidade e unidade da Igreja. Para atingir seus objetivos, os Congressos Eucarísticos realizam várias atividades como reflexão teológico-pastoral; grandes celebrações litúrgicas; programas catequéticos de educação da fé e projetos sociais em favor dos mais pobres.

Fonte: Revista Missões no CEN

Deixe uma resposta

1 + dezoito =