Família Consolata realiza conferência Murang’a 2

Organizada pelas duas Direções Gerais MC – IMC, evento que acontece nos dias 13 a 16 de junho, reúne pela plataforma Zoom, cerca de 650 padres, Irmãs, leigos e leigas, estudantes, noviços e noviças da Família Consolata no mundo.

Por Assessoria de Comunicação – Muranga 2

O objetivo é fazer memória da histórica Conferência de Muranga realizada em 1904 no Quênia pelos pioneiros naquelas terras de missão, refletir e partilhar sobre o carisma ad gentes herdado do Bem-aventurado Fundador, o Padre José Allamano.

Nesta segunda-feira, 13, a Superiora Geral MC, Irmã Simona Brambilla e o Superior Geral, IMC, Padre Stefano Camerlengo abriram os trabalhos com uma saudação recordando as motivações que culminaram na realização do encontro: refletir juntos e dialogar serenamente, reconhecer o chão e a metodologia comuns e enriquecer o carisma à luz do presente e tendo em vista o futuro.

Padre Piero Trabucco, e a Irmã Renata Conti, primeiros oradores do dia de hoje, que tem como tema “o carisma”, ilustram-nos, de forma muito resumida (devido ao pouco tempo disponível), qual foi a inspiração do Fundador e o desenvolvimento subsequente, respectivamente para IMC e MC.

Partecipanti alal Conferenza di Muranga, Kenya (1-3 marzo 1904). Fotografo P Filippo Perlo

Partecipantes da Conferencia de Murang’a, Quênia (1-3 março 1904). Foto: Filippo Perlo

Padre Trabucco afirma a necessidade de identificar prioridades, que reconhece antes de mais no seguimento de Cristo, na importância da santidade, o que significa também fazer o bem, bem feito e ser perseverantes e fiéis na vida quotidiana. A Ir. Renata percorre de forma resumida a linha de desenvolvimento que parte da experiência mística original do Bem-aventurado Allamano, até aos elementos carismáticos que se tornaram explícitos desde então, através da experiência e testemunho de vida de pessoas concretas em contacto com o Fundador. Voltam palavras como: vontade salvífica, consolação, espírito de família, oferecimento de si mesmo, anúncio, inculturação, entrega.

Seguem-se depois intervenções da síntese continental elaborada pelos Leigos MC da América, Ana Maria Plata (Colômbia) e Fátima Elisa Bazeggio (Brasil), que apresentam sobretudo o “estilo” missionário consolatino que anima a vida e testemunho que os Leigos oferecem nos mais diversos contextos que eles habitam por vocação: abertura ao ad gentes e ad vitam, dimensão mariana e allamaniana, espírito de família, atenção às periferias existenciais, alegria na coerência, abertura à interculturalidade e compromisso com a justiça como desafio próprio de um continente, com os limites e possibilidades típicos da identidade laical. Com uma expectativa para este encontro: delinear uma metodologia a ser aplicada hoje, num mundo globalizado e aparentemente distraído, mas em busca de consolação e libertação.

conferencia

Na segunda parte do encontro, o Padre Pedro Louro, o “técnico oficial” desta Conferência, lança os grupos de trabalho, organizados por idiomas e com um número médio de 15 pessoas, sempre bem misturados. Na hora dedicada aos trabalhos de grupos, fomos desafiados a apresentar propostas concretas para manter o nosso Carisma vivo e atual, e procurar torná-lo significativo hoje. Veremos as sínteses do trabalho dos grupos, mas a participação, a abertura e a experiência partilhada dão-nos esperança.

A Conferência Muranga 2 acontece durante a Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Consolata celebrada no dia 20 de junho.

Acompanhe e se Inscreva no Canal

Deixe uma resposta

dezessete − dezesseis =