Outubro Rosa contra o câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da luta contra o câncer de mama.

Por Denilza da Silva Mendes

Outubro Rosa é um movimento internacional desde a década de 1990, para conscientizar as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e saúde feminina. Aqui no Brasil já existe grande mobilização em favor dessa causa, pois sabemos que, se o diagnóstico é precoce a possibilidade de cura supera 90%, por isso buscamos mais conhecimentos sobre o assunto, melhorar a qualidade de vida, bons costumes e equilíbrio emocional.

coronavirus_olhar-a-pessoa-com-o-coracao Diagnóstico de câncer em mãos, o paciente é encaminhado ao hospital mais próximo para que o médico oncologista possa elaborar a melhor estratégia de tratamento. Há casos que precisam de cirurgia, outros de quimioterapia ou radioterapia e há outros que precisam de várias combinações de tratamento. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) está bem preparado em todo território brasileiro, para atender com qualidade os pacientes oncológicos, como também nos convênios de saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a maior estatística de câncer é 29,7% nas mulheres, com câncer de mama e em segundo lugar 29,2% nos homens, com câncer de próstata. Em média 80% das causas de câncer são externas, associadas aos hábitos e comportamentos humanos. (Mais informações acesse: www.inca.org.br)

Em outubro de 2017, aos 39 anos, fui diagnosticada com câncer de mama, descobri nódulos no auto exame, fiz outros exames de rotina e a confirmação se deu na cirurgia. Em seguida ao diagnóstico, falei para Jesus: “Senhor, se o Senhor segurar em minha mão, eu tenho certeza que consigo passar por esse calvário”.

Consegui levantar a cabeça, confiar no médico dos médicos e assumir com responsabilidade todo tratamento, vivendo um dia de cada vez. Muitos se uniram a mim nessa luta; o Dr. Fernando Pontes (mastologista) e equipe, realizaram a retirada total da mama, em seguida fui encaminhada a equipe multidisciplinar da oncologia do convênio, liderada pelo Dr. Francisco Miguel, passei por quimioterapia, radioterapia, verdadeiros anjos de Deus que fazem parte da minha vida. O amor de minha família, amigos e irmãos de comunidade me sustentou, com eles amadureci na fé, na esperança e encontrei a força necessária para alcançar a vitória. Passei por esse calvário com ALEGRIA de mãos dadas com Jesus, a Virgem Consolata, o Pai Allamano, a Bem-aventurada Ir. Irene, superando com a Misericórdia Infinita de Deus. Louvo e agradeço a Deus, pois em mim Ele fez grandes maravilhas. (Lc 1,49)

“Tudo por Jesus, nada sem Maria” (Bem-aventurado José Allamano).

Denilza da Silva Mendes é LMC, Jandira, SP.

Deixe uma resposta

1 × 5 =