Ano Nacional do Laicato

Próximo domingo terá celebrações dedicadas ao Ano do Laicato.

Por Arquidiocese de Curitiba, com informações da CNBB

No próximo domingo, 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, a Igreja Católica do Brasil inaugura a celebração do Ano Nacional do Laicato, que vai até o dia 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para este Ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

20170908_141514O Ano do Laicato foi convocado pela CNBB com o objetivo de celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, e assim estimular sua atuação na Igreja e como testemunhas de Jesus Cristo e Seu Reino na sociedade. Neste Ano, a Igreja irá buscar aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos fiéis leigos. Cada diocese e comunidade brasileira é convidada a participar deste tempo.

“Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade.” (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).

Celebração do próximo domingo

A CNBB preparou alguns materiais de apoio para a celebração do Ano Nacional do Laicato:

Roteiro da celebração do Ano do Laicato

Oração do Ano do Laicato (para fazer na abertura do ano, reuniões, celebrações etc.)

Deixe uma resposta

oito − 7 =