Encontro reúne assessores e coordenadores da IAM em São Miguel Paulista, SP

Por Rodrigo A. Piatezzi

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, SP, realizou neste sábado, 5 de março, seu segundo encontro de Formação para Assessores e Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (Efaciam). O encontro contou com a presença de 60 participantes, de grupos da diocese de São Miguel Paulista, além de representantes das dioceses de Mogi das Cruzes e Santo Amaro. Ainda, marcaram presença os coordenadores estaduais da Obra, Buzatti e Maria das Graças Mendes.

efaciam_diocese_de_são_miguel_paulista (4)O encontro, que foi realizado no Educandário da Divina Providência, no bairro de Itaquera, teve como tema central 'A Missão e o protagonismo das crianças e adolescentes'. "A palavra protagonismo significa 'ator', aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento. As crianças e adolescentes são protagonistas na Infância e Adolescência Missionária porque são elas que assumem, de forma concreta, o processo de evangelização junto à outras crianças e adolescentes.", partilhou Rodrigo A. Piatezzi, coordenador diocesano da Obra.

O educador Agnaldo Dias de Brito, assessorou o tema 'Psicopedagogia das Idades'. De forma dinâmica, apresentou como as crianças e adolescentes missionários podem ajudar outras crianças a se desenvolverem e crescerem na fé. Segundo o assessor "desde o ventre materno, as crianças recebem influências do mundo. Se a mãe ama seu filho, ele se sentirá amado; agora, se for uma gravidez indesejada, por acaso, a mãe fumar, se drogar, a criança terá consequências no seu desenvolvimento.". "O missionário é convidado a se deixar conduzir por Deus, servir, dar testemunho e ser farol para outras crianças", continuou Agnaldo.

Os coordenadores mirins ainda participaram de um trabalho em grupo onde apresentaram propostas concretas com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, 'Casa Comum, nossa responsabilidade'. As crianças e adolescentes apresentaram como trabalhar a temática Saneamento Básico, Lixo, Fome, Reciclagem e Água, junto aos grupos da IAM.

Ao final foi realizada a oração de envio. O momento foi conduzido pelo Sr. José Feitosa, membro do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de São Miguel Paulista, que destacou as palavras do papa Francisco: "Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!". Na oportunidade, Maria das Graças, coordenadora estadual da IAM, enfatizou o objetivo de sua visita: "Nós estamos aqui para aprender. Viemos para ouvir de vocês, crianças, como fazem a Missão acontecer."

"O Efaciam é uma proposta de formação permanente sugerida pelos próprios assessores paroquias. Em cada encontro é trabalhada uma temática, dentro do carisma da Obra e de acordo com a realidade e necessidades dos grupos de nossa diocese", explica o coordenador diocesano. O próximo encontro será realizado no mês de agosto na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, na Cohab II, quando serão realizadas ações missionárias na comunidade.

Rodrigo A. Piatezzi é Coordenador Diocesano da IAM.

Deixe uma resposta

20 + sete =