Missionários da Consolata completam um ano na missão de Angola

Por Redação, com informações do padre Diamantino Antunes

A presença dos missionários da Consolata em Angola completou um ano e padre Fredy é o pároco da Paróquia de Santo Agostinho.

Entre os dias 19 e 21 de agosto realizou-se na Diocese de Viana a 4ª Semana Diocesana de Pastoral, sob o tema "A Família em Angola e a Nova Evangelização". Presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Joaquim Ferreira Lopes, no encontro participaram os missionários, os coordenadores paroquiais da pastoral familiar e os representantes dos diversos grupos e movimentos.

Foram três dias de intenso trabalho, entre escuta, reflexão e partilha; como fruto deste trabalho estão para ser publicadas as orientações pastorais que servirão para orientar a pastoral familiar.

De 28 a 30 de agosto, a Paróquia de Santo Agostinho de Kasalanga, confiada aos Missionários da Consolata, recebeu o Bispo de Viana em visita pastoral, que passou pelas sete comunidades que constituem a nova Paróquia. D. Joaquim Ferreira Lopes ficou impressionado com o desenvolvimento que esta nova paróquia tem alcançado em tão pouco tempo. Administrou o sacramento do Crisma a um grupo de 90 jovens e adultos.

A visita pastoral concluiu-se com a Missa Pontifical durante a qual o Bispo de Viana leu o decreto da criação da Paróquia de Santo Agostinho e o Padre Fredy foi empossado como pároco. No decreto de ereção da Paróquia, Dom Joaquim Ferreira Lopes salientou o crescimento da comunidade cristã e o empenho pastoral dos Missionários da Consolata, razão que levou à criação da nova Paróquia: "Tendo sido constituída a Quase Paróquia de Santo Agostinho aos 12 de Dezembro de 2014 por divisão da Paróquia da SS. Trindade e entregue à cura pastoral dos Missionários da Consolata, a Divina Providência, concedendo-lhe a graça de um crescimento extraordinário, e uma consolidação pastoral verdadeiramente impressionante num espaço de tempo muito curto. O selo pastoral dos Missionários da Consolata e a resposta da comunidade do Povo de Deus ao seu empenho, redundou num crescimento e amadurecimento pastoral dignos de nota".

Os Padres Fredy, Dany e Silvestre, destacam o esforço e colaboração da comunidade cristã local: o seu trabalho, a sua generosidade e o carinho que têm demonstrado para com os Missionários da Consolata. Tudo quanto se tem realizado, tem-se feito com contribuições locais. Concluem a sua mensagem: "Árduo tem sido o trabalho realizado, mas ainda temos muito para realizar. Este é o compromisso que assumimos. Achamos que estamos fazendo bem feito, como deve ser realizado pelos Missionários da Consolata".

Deixe uma resposta

20 − 4 =