Evangelii Gaudium orientou formação para Juventude Missionária em São Paulo

Por Assessoria de Imprensa

Entre os dias 24 a 26 de julho, a Juventude Missionária (JM) do estado de São Paulo esteve reunida, para encontro estadual de nível II, que teve como tema "Espiritualidade Missionária". Estiveram reunidos 45 jovens, das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Franca, Bragança Paulista, Caraguatatuba e arquidiocese de São Paulo (região Brasilândia). Esse encontro, mais aprofundado, teve como prioridade, aprender mais sobre a espiritualidade missionária no cotidiano da JM.

Diego Raposo, responsável pela comunicação e coordenador estadual da JM, do regional Sul 1, enviou seu testemunho.

"Na sexta-feira (24) o encontro começou com acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses e mais tarde a oração de abertura, conduzida pelo membro da equipe de apoio do estado, Cícero Cosmo. Após a oração, partilhamos sobre a organização de todo encontro e o objetivo do mesmo. Em seguida, Guilherme Cavalli, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, conduziu a apresentação dos jovens e falou sobre a realidade da JM no Brasil. Na formação, Guilherme Cavalli utilizou a exortação apostólica do papa Francisco "Alegria do Evangelho".

No Sábado (25) o dia começou com a Missa, presidida pelo padre Osvair, pároco na diocese de Santo Amaro.

Os jovens foram separados em grupos para estudar alguns capítulos da Evangelli Gaudium e fazer uma apresentação teatral sobre o que estudaram. À noite foi rezado Terço Missionário. Irmã Luciana da diocese de Presidente Prudente e Irmã Marie Chantal da Região Brasilândia, rezaram cada dezena na língua do país pertencente ao continente, apresentado em oração.

No domingo (26) houve a reflexão da Palavra de Deus, com a lectio divina. Foram apresentados mais dois jovens que farão parte da equipe de apoio da JM do estado. São eles Guilherme Silva, da diocese de Guarulhos e João Paulo, da diocese de São João da Boa Vista.

Compromissos
No fechamento do encontro, a coordenação estadual fez o repasse de compromissos para toda a JM do estado trabalhar durante esse ano. Os compromissos são de começar os encontros da Jornada do Jovem Missionário; utilizar todos os materiais do nível 2, tanto para a formação do grupo da paróquia ou na diocese; agendar ou reagendar as visitas da equipe estadual da JM nas dioceses e animar todos os jovens dos grupos a participarem do encontro celebrativo dos 10 anos de JM no Brasil, que acontecerá na diocese de Guarulhos.

O encontro foi encerrado com a missa de envio presidida pelo padre Roberto, da cidade de Mogi Guaçu, diocese de São João da Boa Vista''.

Deixe uma resposta

cinco × 3 =