2ª Semana de Formação Missionária para Educadores será aberta no dia 27

Por Roseli Lara

Com o tema "O protagonismo missionário da criança", a Secretaria Nacional da Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), com apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM) e a Província Marista Brasil Centro-Oeste, promovem de 27 a 31 de julho, a segunda edição da Semana de Formação Missionária para Educadores.

Voltada aos educadores de ensino fundamental das escolas católicas, a 2ª Semana de Formação Missionária para Educadores, ocorrerá em Brasília (DF), na sede do Centro Cultural Missionário (CCM), com acolhida e abertura na segunda (27) às 19h.

Plano de ação
De acordo com o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, a Infância e Adolescência Missionária está implantada em 21 congregações religiosas que trabalham com educação. "O desafio é fazer com que todos esses grupos de IAM estejam com o carisma em harmonia com as diretrizes das Pontifícias Obras Missionárias", diz padre André.

Elaborar um plano de ação em comum com as escolas, enfatiza padre André Negreiros, é o objetivo central da semana de formação. "As escolas que desejam continuam com os grupos de IAM, terão assim, um trabalho em unidade com a metodologia da Infância e Adolescência Missionária", explica.

Nos grupos de IAM, ressalta padre André, as crianças cultivam valores fundamentais da dignidade humana e da convivência fraterna, como gestos de partilha, de amizade, a dimensão da coletividade e do grupo, o protagonismo da criança, o despertar para as diferentes realidades e diferenças.

Programação
A 2ª Semana de Formação Missionária, apresentará temas fundamentais para os educadores de escolas católicas, como "Psicopedagogia para o Desenvolvimento Ético e Religioso da Criança", com a professora Marcinha, do Colégio Marista de Vila Velha (ES), que abordará a ação educacional e a formação integral da pessoa. O tema será tratado na terça (28).

"Educação à mundialidade e à interculturalidade nas escolas" será a temática tratada pelo teólogo Mémore Restori, na quarta (29), refletindo sobre os caminhos de formação ao encontro, ao reconhecimento e à convivência com os outros.

Na quinta (30), a professora Karen Wondraceque, refletirá sobre "Teologia missionária da criança. A criança como sujeito de encontro com Deus e de evangelização".

O evento encerra no dia 31, às 12 horas, abordando "Os elementos para um planejamento das atividades da IAM nas escolas", com participação das POM e da província Marista Brasil Centro-Oeste.

Mais de 20 representantes de escolas de segmento católico no Brasil já estão inscritos, para aprofundar os conteúdos temáticos da IAM, nas escolas públicas, em sintonia com as exigências do ensino religioso e da catequese.

A 2ª Semana de Formação Missionária é voltada para educadores, assessores e coordenadores da IAM e será animada por sessões de exposição, debates, oficinas, painéis, celebrações e trocas de experiência.

Acesse ao programa completo

Faça sua inscrição

Deixe uma resposta

um × quatro =