Cúpula dos Povos no Panamá pautará justiça social na América Latina

Thiago Silveira

"América Latina, uma pátria para todos, em paz, solidária e com Justiça Social". É sob esse lema que diversas organizações sindicais e populares do Panamá convocam a Cúpula dos Povos. O evento vai acontecer no país entre os dias 9 e 11 de abril de 2015. A Cúpula ocorrerá paralela a VII Cúpula das Américas, evento que acontece a cada três anos com os chefes de Estado dos 35 países da região que, por sua vez, terá a presença inédita de Cuba.

O bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba será um dos muitos temas que serão debatidos na Cúpula dos Povos. Foto: Divulgação.

O chamado para que todas as "organizações irmãs do continente americano" participem desse momento na capital panamenha, quer, além de se ater a questões populares e pertinentes da luta dos povos do continente, recordar uma década da derrota da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) na Cúpula do Mar Del Plata, na Argentina. Também será realizado um painel com o título 'Lutas mesoamericanas e do Caribe'.

Entre os principais temas que serão debatidos nas 15 mesas de trabalho estão: 'América Latina região de paz assediada pelos Estados Unidos'; 'O bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba' e 'A ofensiva econômica, política e midiática contra Venezuela'. "A Cúpula dos Povos que reúne sindicatos, agricultores, povos indígenas, estudantes, organizações de direitos humanos, ambientalistas, feministas e todos os que têm algo a dizer sobre os graves problemas afetam o nosso povo", diz a organização do evento em nota.

As organizações vão debater ainda sobre: segurança social, sistemas de pensões e qualidade de vida'; 'Liberdade sindical, migrações e direito a greve'; trabalhadores migrantes'; ‘A luta dos povos originários e camponeses na luta contra os grandes projetos de mineradoras e hidroelétricas'; e 'Invasão ao Panamá e intervencionismo norte-americano e sua ameaça a democracia e a soberania dos países'.

Participação dos Chefes de Estado

Erick Graell, secretário da Central Nacional de Trabalhadores do Panamá, co-organizadora do evento, informou que foram convidados os presidentes da Bolívia, Equador, Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti, que já confirmaram sua assistência à Cúpula das Américas. O presidente boliviano Evo Morales dará uma conferência na Cúpula dos Povos, segundo a programação oficial do encontro.

Fonte: www.adital.com.br

Deixe uma resposta

3 × cinco =