Governo de São Paulo inaugura centro para receber imigrantes na capital

Flávia Albuquerque

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania inaugurou hoje (15) o Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC), localizado na Barra Funda, zona Oeste da capital. O objetivo é acolher estrangeiros que chegam a São Paulo, facilitando o acesso a direitos civis fundamentais. O CIC reunirá serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon e Poupatempo. No primeiro semestre de 2015, passarão a funcionar no CIC Defensoria Pública Estadual e Federal e serviços de emissão de segundas vias de certidões e regulamentação migratória.

De acordo com a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Souza Arruda, há cerca de um milhão de imigrantes ilegais em todo o estado de São Paulo. "O controle de chegada e permanência quem faz é a Polícia Federal. Sabemos que o trabalho feito nos aeroportos e fronteiras nem sempre é perfeito, porque a fronteira é grande no oeste do país, tornando-a frágil e facilitando a entrada de pessoas".

Eloisa explicou que as maiores vulnerabilidades das pessoas são o trabalho escravo e o tráfico para exploração sexual ou drogas. "O imigrante ilegal no país é alvo fácil para o tráfico de drogas, porque o que oferecem é a vantagem dele se transformar em 'aviãozinho'. Confira-se o contingente carcerário de imigrantes em São Paulo, que é muito grande".

Presente à cerimônia de inauguração do CIC, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a utilização da primeira parte da reserva técnica do Alto Tietê. Ressaltou que o governo estadual fez todo o esforço para reduzir a demanda de água e não deverá utilizar essa parte do reservatório. "A tendência daqui para frente é aumentar o volume. Então, provavelmente não utilizaremos a reserva técnica de 7,4 metros cúbicos por segundo. Mas ela é importante e está disponibilizada".

Segundo Alckmin, o Sistema Cantareira, que já opera com a segunda cota do volume morto, tem, ainda, uma terceira parte a ser utilizada, embora não seja intenção do governo.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

20 + 2 =