Francisco, um conselheiro admirável!

Geovane Saraiva *

A ação divina não dispensa a colaboração humana, no exemplo do Messias, anunciado por João Batista, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo, que estamos a experimentar neste Natal, presente maior e dom da esperança, compadecendo-se dos pequenos, empobrecidos e humilhados (cf. Is 49, 13). Consciente de que o Filho é o esplendor da glória do Pai e expressão de todo seu ser, ao sustentar o universo com a força de sua palavra, O Santo Padre, aos 18.12.2014 se dirigiu com enorme carinho às crianças da Ação Católica italiana, as quais o visitarem no Vaticano para desejar-lhe feliz Natal, com cinco conselhos de Pai, a saber:

1 - Não se rendam nunca, porque o que Jesus quer das crianças está para ser construído junto: com os pais, irmãos, amigos e companheiros de escola, de catecismo, de oratório e da Ação Católica.

2 - Interessem-se nas necessidades dos mais pobres, dos que mais sofrem e estão mais sozinhos, porque, quem gosta de Jesus, deve amar o próximo. Assim, tudo se torna amor.

3 - Amem a Igreja, amem os seus sacerdotes, coloquem-se a serviço da comunidade, porque a Igreja não é somente os sacerdotes, os bispos... mas é toda a comunidade, coloquem-se a serviço da comunidade. Doem tempo, energia, qualidade e capacidade pessoais para as suas paróquias dando assim testemunho da própria riqueza que é um dom de Deus para compartilhar. É importante! Aquele "tudo": Tudo por descobrir, tudo para compartilhar, tudo para construir juntos, todo amor...

4 - Sejam apóstolos da paz e da serenidade, a partir das próprias famílias, recordem a seus pais, a seus irmãos e contemporâneos que é bonito amar-se e que as incompreensões podem ser superadas, porque estando unidos a Jesus tudo é possível. Isso é importante: Tudo é possível. Mas esta palavra não é uma invenção nova: Esta palavra foi dita por Jesus, quando descia do monte da Transfiguração. Para aquele pai que pediu a cura de seu filho, o que lhe disse Jesus? "Tudo é possível para aqueles que têm fé". Com a fé em Jesus se pode tudo, tudo é possível.

5 - Falem com Jesus. A oração: Falem com Jesus, o maior amigo que nunca os abandona, confiem a Ele as suas alegrias e tristezas. Corram a Ele cada vez que errem e façam alguma coisa ruim, com a certeza de que Ele os perdoa. E falem com todos de Jesus, de seu amor, de sua misericórdia, de sua ternura, porque a amizade com Jesus, que deu a própria vida por nós, é um fato para contar a todos. Todos estes "tudo" são importantes.

A humanidade como um todo é chamada a fazer uma grande e profunda experiência, a partir da grandeza do mistério da manjedoura, numa fervorosa súplica, a qual o Sumo Pontífice quer que seja concreta dentro da sua própria casa, no Vaticano, quando corajosamente disse: É belo pensar na Cúria Romana como sendo um pequeno modelo da Igreja, ou seja, um "corpo" que procura ser sério e cotidianamente ser mais vivo, mais sadio, mais harmonioso e mais unido em si mesmo e com Cristo. Em seu discurso anual de uma severidade sem precedentes, o Papa falou aos membros do governo da Igreja contra as rivalidades, as calúnias e as intrigas dentro da Cúria. Falou do "terrorismo do falatório", "esquizofrenia existencial", "exibicionismo mundano", "narcisismo falso" e "rivalidades pela glória" (22.12.2014), pedindo perdão pelas suas faltas e de seus colaboradores. Quando falou aos mesmos sobre quinze "enfermidades", certamente quis dizer a mesma coisa que Jesus disse ao colégio dos apóstolos, assistido pela força inabalável do Espírito Santo de Deus: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo" (cf. Mt 20, 26-27).

No maravilhoso encontro da criatura com o Criador, no mistério do Natal, quando a natureza humana passa a participar da eternidade, ao receber uma inigualável dignidade; muitas pessoas esperam do Filho de Deus nascido em Belém uma salvação imediata e superficial, que sejam libertadas dos empecilhos temporais. Aprendamos da homilia do Santo Padre, na noite de Natal de 2014, ao deixar claro para o mundo o sentido da transcendência, afirmação de que mundo necessita de ternura, na contemplação do inefável milagre daquele menino-sol que, surgindo do alto, a iluminar o horizonte, nos seguintes pontos: na origem das trevas que envolvem o mundo perde-se na noite dos tempos. Pensemos no obscuro momento em que foi cometido o primeiro crime da humanidade, quando a mão de Caim, cego pela inveja, feriu de morte o irmão Abel (cf. Gn 4, 8).

Quão belas e edificantes as palavras do Romano Pontífice: A luz - ao longo do caminho da história, a luz que rasga a escuridão revela-nos que Deus é Pai e que a sua paciente fidelidade é mais forte do que as trevas e do que a corrupção. Nisto consiste o anúncio da noite de Natal. Deus não conhece a explosão de ira nem a impaciência; permanece lá, como o pai da parábola do filho pródigo, à espera de vislumbrar ao longe o regresso do filho perdido; a profecia de Isaías anuncia a aurora duma luz imensa que rasga a escuridão. Ela nasce em Belém e é acolhida pelas mãos amorosas de Maria, pelo afeto de José, pela maravilha dos pastores; A ternura - nesta noite santa, ao mesmo tempo em que contemplamos o Menino Jesus recém-nascido e reclinado numa manjedoura, somos convidados a refletir. Como acolhemos a ternura de Deus? Presépio - Queridos irmãos e irmãs, nesta noite santa, contemplamos o presépio: nele, "o povo que andava nas trevas viu uma grande luz" (Is 9, 1). Deus nos dê a graça para que estejamos sempre atentos aos ricos, preciosos e profundos ensinamentos e conselhos de Francisco e os acolhamos com alegria, a exemplo de Maria, no silencio do coração.

*Geovane Saraiva é padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, articulista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

18 + 14 =